- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Putin: Ocidente aspira a 'criar novo eixo' como a Alemanha nazista fez antes da 2ª Guerra Mundial

© Sputnik / Aleksei NikolskyiPresidente russo, Vladimir Putin, fala durante uma reunião anual estendida do Conselho do Ministério do Interior em Moscou, Rússia, 14 de março de 2023
Presidente russo, Vladimir Putin, fala durante uma reunião anual estendida do Conselho do Ministério do Interior em Moscou, Rússia, 14 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2023
Nos siga no
O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou à emissora Rossiya 24 que o Ocidente está criando um novo eixo, semelhante ao construído na década de 1930 pela Alemanha e Itália fascistas e pelo Japão militarista.
Putin recordou que a OTAN havia aprovado o seu novo conceito estratégico, estabelecendo o caráter global da aliança.
"No ano passado, a OTAN acordou um novo conceito estratégico para o desenvolvimento do bloco, e nele está claramente indicado que a OTAN vai desenvolver relações com os países da região da Ásia-Pacífico. E estes países estão listados: há a Nova Zelândia, a Austrália, a Coreia do Sul e assim por diante [...] E anunciam que vão criar uma OTAN global. Ora, o que é isso?", declarou Putin.
O líder russo também comentou o acordo firmado no início do ano entre o Reino Unido e o Japão para estreitar contatos e desenvolver relações na esfera militar.
"É justamente por isso que os políticos ocidentais dizem que o Ocidente está criando um novo eixo, semelhante ao criado na década de 1930 pelos regimes fascistas da Alemanha e Itália, bem como do Japão militarista", afirmou Putin.
O líder russo destacou que a Rússia não está criando uma aliança militar com a China, nem está ameaçando nenhum país, ao comentar as declarações de que Moscou e Pequim estariam criando um eixo que representaria uma ameaça ao Ocidente.

"Mesmo agora continuamos, não obstante os acontecimentos em Donbass, em Zaporozhie e Kherson. Continuamos tudo. Tudo isso é transparente. Mas isso não é uma aliança militar. E o que os EUA estão fazendo? Estão criando cada vez mais novas alianças", declarou Putin.

"Sim, também cooperamos na esfera técnico-militar. Não escondemos isso, tudo é transparente. Não há nada secreto", afirmou Putin, acrescentando que a Rússia realiza exercícios conjuntos com a China, tal como faz com outros países.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma videoreunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol, 17 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Operação militar especial russa
Moscou vai implantar armas nucleares táticas em Belarus e pode responder à munição de urânio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала