- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Berlim condena decisão da Rússia de instalar armas nucleares táticas em Belarus, diz mídia

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky Bandeira alemã no prédio do Bundestag, Berlim, no dia das eleições legislativas, 26 de setembro de 2021
Bandeira alemã no prédio do Bundestag, Berlim, no dia das eleições legislativas, 26 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2023
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha condenou neste domingo (26) a decisão da Rússia de implantar armas nucleares táticas em Belarus e chamou isso de "tentativa de intimidação nuclear", informou a mídia alemã.
No sábado (25), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que Moscou e Minsk concordaram em implantar armas nucleares táticas em Belarus sem violar compromissos internacionais, acrescentando que os Estados Unidos há muito posicionam suas armas nucleares táticas no território de seus aliados e países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A construção da instalação de armazenamento de armas em Belarus vai ser concluída em 1º de julho, disse Putin.

"A comparação feita pelo presidente Putin com o uso conjunto de armas nucleares da OTAN é enganosa e não pode ser usada para justificar a medida anunciada pela Rússia", afirmou o ministério em comunicado, citado pela agência de notícias alemã dpa.

Berlim também teria lembrado que Minsk havia feito vários compromissos internacionais para se livrar de armas nucleares.
As autoridades alemãs não comentam a existência de armas nucleares no país, mas os principais especialistas internacionais estimam o número de bombas nucleares dos EUA no país europeu em várias dezenas de unidades. Por muitos anos, os partidos de oposição na Alemanha vêm exigindo a retirada das armas nucleares dos EUA do território do país.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante uma videoreunião sobre o desenvolvimento socioeconômico da Crimeia e de Sevastopol, 17 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Operação militar especial russa
Moscou vai implantar armas nucleares táticas em Belarus e pode responder à munição de urânio
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала