- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ancara espera que o Parlamento turco ratifique a candidatura da Finlândia à OTAN

© AP Photo / Mídia AssociadaNesta foto divulgada pela Presidência turca, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala após uma reunião de gabinete em Ancara, Turquia, 23 de janeiro de 2023
Nesta foto divulgada pela Presidência turca, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fala após uma reunião de gabinete em Ancara, Turquia, 23 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Nos siga no
Ancara espera que o parlamento turco adote o protocolo sobre a ratificação da candidatura da Finlândia à OTAN, já que o país não tem problemas em suas relações com Helsinque, disse o porta-voz do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, neste sábado (25).
Na quinta-feira (23), a comissão parlamentar turca para questões de política externa aprovou o protocolo sobre a ratificação da candidatura da Finlândia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e anunciou seus planos de enviá-lo para posterior aprovação ao próprio parlamento.

"Nossa comissão sobre questões de política externa adotou o protocolo. Esperamos que a Grande Assembleia Nacional [o parlamento turco] também o aprove. Não temos problemas com a Finlândia neste processo", disse Kalin à emissora turca NTV.

Ao mesmo tempo, o representante de Erdogan especificou que Turquia não havia tomado uma decisão final sobre a candidatura da Suécia à OTAN e disse que tudo dependia das ações de Estocolmo.
"Não fechamos as portas da OTAN para a Suécia. O processo e a velocidade do processo dependem completamente das medidas que Estocolmo tomará", acrescentou Kalin.
Mais cedo, neste sábado, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, afirmou que é provável que a Finlândia se junte à OTAN antes da Suécia.
Bandeiras dos EUA, Finlândia, Suécia e da OTAN são retratadas antes da cerimônia de assinatura dos documentos endossando a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Panorama internacional
Primeiro-ministro sueco diz que a Finlândia vai se juntar à OTAN mais cedo do que seu país
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала