- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro sueco diz que a Finlândia vai se juntar à OTAN mais cedo do que seu país

© SputnikBandeiras dos EUA, Finlândia, Suécia e da OTAN são retratadas antes da cerimônia de assinatura dos documentos endossando a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos, 8 de novembro de 2022
Bandeiras dos EUA, Finlândia, Suécia e da OTAN são retratadas antes da cerimônia de assinatura dos documentos endossando a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN, na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos, 8 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.03.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, afirmou neste sábado (25) que é provável que a Finlândia se junte à OTAN antes da Suécia, dadas as objeções da Turquia à adesão de Estocolmo.

"Atualmente tudo indica que a Finlândia ingressará [na OTAN] antes da Suécia", disse Kristersson em uma conferência do Partido Moderado da Suécia liderado por ele.

A Finlândia e a Suécia se inscreveram para se tornarem membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em maio de 2022, três meses depois que a Rússia iniciou sua operação militar especial na Ucrânia. Turquia e Hungria são os únicos países da aliança de 30 países-membros que ainda não ratificaram os pedidos da Finlândia e da Suécia.
Até agora, Budapeste e Ancara anunciaram sua disposição de ratificar o pedido finlandês, mas não o sueco. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse em janeiro que Estocolmo não deveria contar com o apoio de Ancara para sua candidatura à OTAN devido aos recentes protestos de queima do Alcorão na Suécia.
O chefe da ala governista da Hungria da União Cívica Húngara (Fidesz), Máté Kocsis, disse na semana passada que o parlamento de seu país votaria a adesão da Finlândia à OTAN no dia 27 de março. Na quinta-feira (23), um membro da comissão parlamentar turca sobre questões de política externa do Partido Republicano do Povo também disse à Sputnik que a assembleia geral do parlamento turco consideraria o protocolo de adesão da Finlândia à OTAN na semana seguinte.
O secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin, à esquerda, posa com o ministro da Defesa da Finlândia Antti Kaikkonen, centro, e o ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist enquanto se reúnem à margem de uma reunião dos ministros da Defesa da OTAN na sede da OTAN em Bruxelas, em 13 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Panorama internacional
Quais são verdadeiros interesses dos EUA que Finlândia adira à OTAN?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала