- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE e OTAN tentam salvar a 'imagem aceitável' usando os recursos da aliança, diz especialista

© AP Photo / John ThysO secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, ao centro, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, à direita, e o presidente do Conselho Europeu Charles Michel, à esquerda, apertam as mãos após assinarem uma Declaração Conjunta sobre a Cooperação OTAN-UE na sede da OTAN em Bruxelas, 10 de janeiro de 2023.
O secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg, ao centro, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, à direita, e o presidente do Conselho Europeu Charles Michel, à esquerda, apertam as mãos após assinarem uma Declaração Conjunta sobre a Cooperação OTAN-UE na sede da OTAN em Bruxelas, 10 de janeiro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Nos siga no
A União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) procuram maneiras de continuar se apresentando sob uma luz agradável com a utilização dos recursos da aliança, disse Natalia Ivkina, professora associada da Universidade Russa da Amizade dos Povos, nesta sexta-feira (24).

"A União Europeia não precisa colocar nenhum rótulo no uso das forças da OTAN [...]. Na verdade, eles não fazem nada além de colocar sua bandeira [...]. Não adianta muito, mas envolve os recursos da Aliança do Atlântico Norte: tanto as bases militares como os recursos materiais", afirmou Ivkina em uma sessão do Conselho Russo de Assuntos Internacionais.

Segundo a especialista, a maneira para criar uma imagem plausível ainda não está aceita. Mas o fato é que eles já veem ser capazes de deixar por enquanto a "imagem aceitável" para UE usando os recursos militares e técnicos da Aliança Atlântica.

"Até agora eles não encontraram ponto em comum, mas o fato de que eles estão procurando tal caminho é 100%", acrescentou a cientista política.

Recentemente, Thierry Breton, comissário europeu para o Mercado Interno, avaliou a situação com a indústria de defesa da União Europeia, que afirmou ainda não corresponder às necessidades de financiamento internas e da Ucrânia.
24 anos da agressão da OTAN: Iugoslávia foi bombardeada pelo bem dela? - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2023
Multimídia
24 anos da agressão da OTAN: Iugoslávia foi bombardeada pelo bem dela?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала