- Sputnik Brasil, 1920
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

24 anos da agressão da OTAN: Iugoslávia foi bombardeada pelo bem dela?

Nos siga no
No dia 24 de março de 1999, sem aprovação do Conselho da Segurança da ONU, as forças da OTAN lançaram uma intervenção militar contra a Iugoslávia que durou 78 dias.
Veja no infográfico da Sputnik as imagens das destruições na sequência da intervenção da OTAN na Iugoslávia e como os políticos da aliança explicaram os bombardeios.
A fim de derrubar o então presidente da República Federal da Iugoslávia, Slobodan Milosevic, a Aliança Atlântica começou a guerra no centro da Europa. De acordo com os advogados sérvios, durante sua agressão, a OTAN lançou pelo menos dez toneladas de urânio empobrecido na Iugoslávia.
Os sérvios sobreviveram a 78 dias de bombardeios, escondidos em abrigos. Forças da OTAN atacaram ferrovias, pontes, fábricas e hospitais. Em 23 de abril, bombas atingiram o centro nacional de televisão em Belgrado e mataram 16 funcionários.
Em 7 de maio, as munições de alta precisão da OTAN atingiram a embaixada da China na cidade de Nis, deixando três mortos e cerca de 20 feridos. Então presidente norte-americano Bill Clinton expressou "mais profundas condolências aos líderes e ao povo da China".
Seis dias após ataque à embaixada chinesa, o ataque contra a vila de Korisa matou um comboio de quase 90 refugiados albaneses, inclusive crianças e mulheres, que se tornaram mais um "dano colateral" na operação da OTAN, cujo objetivo principal era a proteção deles.
Até agora não há dados oficiais finais sobre números exatos de vítimas entre a população civil. No entanto, o governo da Sérvia afirma que foram ao menos 2.500 mortos e 6.000 feridos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала