- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã considera importante desenvolver cooperação com BRICS e OCX, que terão papel essencial no futuro

© Sputnik / Yevgeny BiyatovBandeira nacional iraniana (imagem de referência)
Bandeira nacional iraniana (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
Irã considera importante desenvolver a cooperação com a Organização de Cooperação de Xangai (OCX) e o BRICS, que desempenharão um papel importante na economia mundial em um futuro próximo, disse em entrevista à Sputnik Ehsan Khandouzi, ministro da Economia e Finanças do Irã.
"Acordos regionais, especialmente com importantes parceiros regionais como a OCX e o BRICS – é aquilo que a economia mundial vai promover nos ombros desses gigantes econômicos nas próximas décadas", observou Khandouzi.
O ministro declarou também que o Irã e a Rússia estão interessados em que Teerã se torne um centro econômico estratégico, e que as partes chegaram a um consenso total sobre esta questão.

"Embora os EUA não estejam interessados em que o Irã se torne um centro econômico estratégico, o Irã e a Rússia chegaram a um consenso total sobre essa questão", frisou Khandouzi.

Panorama internacional
BRICS se fortalece como 'contestação hegemônica' com apoio de China a Putin contra avanços da OTAN
Em 15 de setembro de 2022, o lado iraniano assinou em Samarcanda um memorando sobre suas intenções de se tornar membro da OCX e, em 25 de janeiro deste ano, o Parlamento iraniano aprovou um projeto de lei sobre a adesão do Irã à organização.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала