- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Invasão dos EUA ao Iraque reforçou influência chinesa e iraniana no Oriente Médio, dizem analistas

© AP Photo / Dan ChungSoldado do regimento britânico Scots Dragoon Guards ao lado de tanque Challenger 2 em Basra, no sul do Iraque
Soldado do regimento britânico Scots Dragoon Guards ao lado de tanque Challenger 2 em Basra, no sul do Iraque - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2023
Nos siga no
A invasão dos EUA ao Iraque em 2003 minou a influência de Washington no Oriente Médio, fortalecendo inadvertidamente o papel de outros atores regionais e externos, como Irã e China, após o conflito, disseram à Sputnik.
Em 19 março de 2003, o então presidente norte-americano George W. Bush (2001-2009) declarou em um discurso televisionado do Salão Oval que os Estados Unidos e as forças da coalizão estavam nos estágios iniciais das operações militares para desarmar o Iraque e "libertar seu povo", marcando o início de uma invasão e ocupação que levou à morte de centenas de milhares de civis e combatentes.
A derrubada do regime de Saddam Hussein e a subsequente adoção de uma nova Constituição não conduziram, contudo, a uma paz imediata, uma vez que inverteu as relações entre a minoria árabe sunita anteriormente dominante e a maioria xiita, bem como a minoria curda concentrada na parte norte do país.
Tal mudança levou a uma violência sectária prolongada, envolvendo milícias xiitas, mais notavelmente o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) entre os últimos. Enquanto o Daesh foi finalmente derrotado no Iraque, isso levou ao fortalecimento dos grupos armados xiitas, alegadamente apoiados pelo Irã.

"A invasão foi catastrófica não só para o povo iraquiano, mas para toda a região, não só em termos de centenas de milhares de vítimas civis, mas também a Constituição imposta pelos EUA que reforça as divisões xiitas-sunitas, a contínua influência das milícias lideradas pelo Irã, conflito sectário, exacerbado pelo choque terapêutico, políticas econômicas neoliberais impostas pela autoridade de ocupação", disse Alan Cafruny, professor de relações internacionais do Departamento de Governo do Hamilton College.

Soldados dos EUA se dirigem à avião para deslocamento no Iraque (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Panorama internacional
Analista japonesa: guerra no Iraque foi o início do enfraquecimento gradual dos EUA
O especialista passou a sugerir que a destruição do Estado iraquiano e das forças armadas durante a invasão dos EUA inaugurou a "instabilidade política crônica", e facilitou o crescimento do Daesh, "enquanto ironicamente aumentou a influência do Irã às custas dos Estados Unidos."
No entanto, os EUA ainda detêm influência significativa dentro do Iraque, incluindo através de 18 bases militares dos EUA, embora agora tenham que lidar com o Irã e suas milícias, bem como com a China, que é uma grande importadora de petróleo iraquiano, de acordo com Cafruny.
Ele também destacou o papel deste último na orquestração da reaproximação saudita-iraniana como evidência da mudança da política do Oriente Médio.

"Atualmente, os Estados Unidos continuarão a fornecer apoio a Israel, e a possibilidade de ataques ao Irã não pode ser descartada. No entanto, os Estados Unidos, até certo ponto, perderam o interesse no Oriente Médio à medida que alcançaram a independência do petróleo e voltaram sua atenção para a Rússia e a China", disse Cafruny.

Enquanto isso, Roderick Kiewiet, professor de ciência política no Instituto de Tecnologia da Califórnia, pensa que a eliminação do Iraque como um grande poder militar serviu por muito tempo aos interesses dos Estados Unidos no sentido de que Washington pode se concentrar em combater Teerã sem dar poderes a Bagdá.

"Quanto à futura ação militar dos EUA - espero sinceramente que não, e não posso imaginar agora por que nos envolveríamos mais uma vez militarmente naquela parte do mundo. O que eu acho que levaria a isso é se Israel fosse seriamente ameaçado. Neste momento, os israelenses são capazes de cuidar de si mesmos, mas quem sabe quanto tempo isso continuará a ser o caso", continuou Kiewiet.

Por outro lado, M. V. Ramana, da Cátedra Simons de Desarmamento, Segurança Global e Humana na Escola de Políticas Públicas e Assuntos Globais e diretor do Instituto Liu para Questões Globais da Universidade da Colúmbia Britânica, Washington, acredita que, apesar de a invasão ter um efeito brutal sobre a população iraquiana e desestabilizar a região maior do Oriente Médio, é improvável que Washington evite o uso da força armada na região.
"Infelizmente, apesar dessa história lamentável, eu não acho que os Estados Unidos provavelmente desistam da ideia de ação militar no Oriente Médio", afirmou Ramana.
Em 20 de março de 2003, uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos começou, sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU, a Operação Liberdade do Iraque, que marcou o início da Guerra do Iraque.
A Liberdade do Iraque foi uma operação aérea e terrestre lançada pelas forças da coalizão anti-iraquiana, que incluía os EUA, Reino Unido e vários outros países, cujo objetivo era derrubar o regime de Saddam Hussein e assumir o controle de alvos-chave do país, como grandes cidades e áreas de produção do petróleo.
Invasão norte-americana no Iraque: forças beligerantes - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2023
Multimídia
20 anos da invasão no Iraque: forças beligerantes em quase uma década de guerra
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала