- Sputnik Brasil, 1920
Multimídia
Quando uma imagem vale mais que mil palavras. Saiba o que acontece no mundo a partir de uma perspectiva mais visual com galerias de fotos, infográficos e outros conteúdos multimídia da Sputnik.

20 anos da invasão no Iraque: forças beligerantes em quase uma década de guerra

Nos siga no
Em 20 de março de 2003, uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos começou, sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU, a Operação Liberdade do Iraque, que marcou o início da Guerra do Iraque.
A Liberdade do Iraque foi uma operação aérea e terrestre lançada pelas forças da coalizão anti-iraquiana, que incluía os EUA, Reino Unido e vários outros países, cujo objetivo era derrubar o regime de Saddam Hussein e assumir o controle de alvos-chave do país, como grandes cidades e áreas de produção do petróleo.
Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o então presidente norte-americano George W. Bush acusou repetidamente Saddam Hussein de reprimir os xiitas e curdos, bem como de apoiar e organizar grupos terroristas em Israel e outros países do Oriente Médio. A Casa Branca até alegou que o Iraque escondia armas de destruição em massa dos inspetores da ONU.
A invasão começou com um pesado bombardeio aéreo das principais cidades iraquianas, inclusive da capital do país – Bagdá. Em vários momentos da operação participaram até 49 países, com os maiores contingentes sendo do Reino Unido, Itália, Polônia, Geórgia e Austrália.
Confira no infográfico da Sputnik as forças beligerantes de um conflito que se arrastou até dezembro de 2011 e que, segundo avaliações de especialistas internacionais, deixou de um milhão a 1,4 milhão de iraquianos mortos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала