- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia adverte sobre situação 'perigosa' com China no Himalaia e insta Pequim a cumprir acordos

© AFP 2023 / Tauseef Mustafa(No centro) Rajeev Chaudhary, tenente e diretor-geral da Organização de Estradas de Fronteira (BRO, na sigal em inglês), em uma estrada perto do desfiladeiro da montanha de Zojila, que liga Srinagar a Ladakh, na fronteira com a China, 28 de fevereiro de 2021
(No centro) Rajeev Chaudhary, tenente e diretor-geral da Organização de Estradas de Fronteira (BRO, na sigal em inglês), em uma estrada perto do desfiladeiro da montanha de Zojila, que liga Srinagar a Ladakh, na fronteira com a China, 28 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2023
Nos siga no
Nova Deli e Pequim têm um conflito de longa data nas montanhas fronteiriças, onde, apesar de negociações que se seguiram após a morte de dezenas de militares em 2020, as tensões continuam.
A situação entre a Índia e a China na fronteira da região de Himalaia é frágil e perigosa, devido ao posicionamento das tropas dos dois países, avisou no sábado (18) Subrahmanyam Jaishankar, ministro da Defesa indiano.
Em meados de 2020 incidentes militares entre os dois gigantes asiáticos provocaram dezenas de mortes, antes de uma série de iniciativas diplomáticas e militares acalmarem a situação. No entanto, em dezembro de 2022 houve um novo incidente na parte oriental da fronteira não demarcada dos dois países.
Jaishankar ainda vê uma situação frágil.
"[...] Há lugares onde nossos destacamentos são muito próximos e em avaliação militar, portanto bastante perigosos", disse Jaishankar em uma entrevista à emissora indiana India Today.
A seu ver, a China não está cumprindo as condições bilaterais acordadas.
Soldados do Exército indiano caminham em direção a seus veículos enquanto deixam o local de um tiroteio na vila de Malwah, ao norte de Srinagar, Caxemira controlada pela Índia, 22 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Panorama internacional
Índia envia número recorde de militares para fronteira disputada com a China, diz MRE
"Deixamos muito claro para os chineses que não podemos ter uma quebra de paz e tranquilidade, você não pode violar acordo e querer que o resto da relação continue como se nada tivesse acontecido. Isso simplesmente não é sustentável", apontou.
Jaishankar disse que discutiu a situação com Qin Gang, o novo ministro das Relações Exteriores da China, à margem de uma reunião dos chanceleres dos Estados-membros do G20, cuja cúpula será sediada pela Índia neste mês.
Os dois países asiáticos têm contestado as áreas fronteiriças no Himalaia desde que a República da Índia e a República Popular da China se formaram na década de 1940, com vários confrontos ocorrendo ao longo das décadas, incluindo uma guerra em 1961, apesar da criação da Linha de Controle Real após esse conflito.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала