- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia envia número recorde de militares para fronteira disputada com a China, diz MRE

© AP Photo / Dar YasinSoldados do Exército indiano caminham em direção a seus veículos enquanto deixam o local de um tiroteio na vila de Malwah, ao norte de Srinagar, Caxemira controlada pela Índia, 22 de abril de 2022
Soldados do Exército indiano caminham em direção a seus veículos enquanto deixam o local de um tiroteio na vila de Malwah, ao norte de Srinagar, Caxemira controlada pela Índia, 22 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2022
Nos siga no
A Índia enviou um número sem precedentes de militares para sua fronteira com a China, disse o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar. O ministro acrescentou que a medida foi tomada "para combater a agressão chinesa".
"Hoje, temos um destacamento do Exército indiano na fronteira com a China que nunca tivemos antes. Fizemos para conter a agressão chinesa. O Exército indiano está implantado hoje para combater qualquer tentativa de mudar unilateralmente a linha de controle real", disse o ministro das Relações Exteriores indiano.
Jaishankar fez esta declaração no contexto do incidente ocorrido no dia 9 de dezembro, quando o Ministério da Defesa indiano informou que tropas chinesas tentaram atravessar a fronteira no estado indiano de Arunachal Pradesh, a nordeste do país. Os confrontos entre os militares indianos e chineses deixaram vários feridos.
O incidente de dezembro foi o primeiro desde junho de 2020, quando pelo menos 20 soldados indianos e quatro chineses foram mortos em uma luta violenta na região de Ladakh, ao norte da Índia.
A Índia e a China compartilham uma fronteira disputada de 3.440 quilômetros, chamada de linha de controle real, que está mal delimitada, abrindo espaço para que ambos os lados tentem reivindicar território. Soldados de ambos os lados estão frente a frente em muitos lugares na fronteira e, como resultado, as tensões muitas vezes se transformam em confrontos.
Comboio de veículos militares do Exército indiano avança na estada Srinagar-Ladakh em Gagangeer, na região da Caxemira controlada pela Índia - Sputnik Brasil, 1920, 13.12.2022
Panorama internacional
China e Índia ainda em desacordo sobre motivo da briga de tropas em disputada fronteira do Himalaia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала