- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Casa Branca consideraria 'inaceitável' qualquer cessar-fogo na Ucrânia após visita de Xi à Rússia

© Sputnik / Sergey Baturin / Acessar o banco de imagensUm buraco é visto na estrada da ponte após um recente bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, na República Popular de Donetsk (RPD)
Um buraco é visto na estrada da ponte após um recente bombardeio das Forças Armadas da Ucrânia durante a operação militar especial da Rússia na Ucrânia, na República Popular de Donetsk (RPD) - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2023
Nos siga no
A China divulgou um plano de paz de 12 pontos destinado a pôr fim à crise ucraniana no mês de fevereiro, às vésperas de reuniões bilaterais entre Vladimir Putin e Xi Jinping durante a visita do presidente chinês a Moscou a partir de segunda-feira (20). O presidente Biden rejeitou a proposta de paz chinesa classificando-a de "irracional".
Os Estados Unidos vão considerar qualquer pedido de suspensão dos combates na Ucrânia após a visita do presidente Xi à Rússia "inaceitável", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.

"Se, saindo desta reunião, houver algum tipo de pedido de cessar-fogo, bem, isso será inaceitável, porque tudo o que vai fazer é ratificar as conquistas da Rússia até o momento. Tudo o que vai fazer é dar ao Sr. Putin mais tempo para se reabilitar, retreinar, permanecer e tentar planejar ofensivas renovadas no momento de sua escolha", disse Kirby em entrevista à TV neste domingo.

"Esperamos, e já dissemos isso antes – que o presidente Xi ligue e converse com o presidente Zelensky, porque acreditamos que os chineses precisam obter a perspectiva ucraniana aqui", disse Kirby.
O porta-voz questionou os esforços da Rússia e da China para se unirem para desafiar a unipolaridade dos EUA, dizendo que "não há dúvida" de que ambos os países "estão se irritando com essa ordem internacional baseada em regras que os Estados Unidos e tantos de nossos aliados e parceiros construíram desde o final da Segunda Guerra Mundial. Eles não gostam disso. Eles gostariam de reescrever as regras do jogo globalmente e têm aumentado sua cooperação e seu relacionamento, sem dúvida nos últimos tempos."
Os comentários de Kirby ecoaram comentários que ele fez na sexta-feira (16), onde ele também rejeitou a ideia de um cessar-fogo e disse que constituiria "outra violação contínua da Carta da ONU".
"Seria uma parte clássica do manual da China", disse Kirby, supostamente porque permitiria a Pequim dizer que são "os que pedem o fim dos combates e ninguém mais".
Não há evidências que sugiram que Pequim pense que são os únicos a pedir uma solução negociada para a crise ucraniana, com autoridades do Brasil, Irã e Índia fazendo apelos semelhantes ainda ano passado.
A China divulgou um plano de paz abrangente de 12 pontos para a Ucrânia no mês passado, pedindo não apenas a suspensão das hostilidades e a retomada das negociações de paz, mas também o abandono da "mentalidade da Guerra Fria" que Pequim acredita ter causado a crise em primeiro lugar. A proposta pede o fim das sanções unilaterais, recomenda esforços para promover a reconstrução pós-conflito e oferece medidas para garantir a segurança das cadeias de abastecimento globais.
Os EUA e seus aliados europeus rejeitaram as negociações de paz entre Kiev e Moscou e trabalharam ativamente para sabotar as negociações de paz russo-ucranianas que poderiam ter interrompido o conflito na primavera de 2022. Em vez disso, a aliança ocidental injetou dezenas de bilhões de dólares em armas sofisticadas para o país do Leste Europeu, transformando o conflito no que as autoridades russas caracterizam como uma "guerra por procuração" entre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia, insinuando repetidamente que o objetivo final é a "derrota estratégica" da Rússia e uma possível mudança de regime em Moscou.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, fala durante o briefing diário na Casa Branca em Washington, 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Panorama internacional
Kirby: EUA não apoiam plano de cessar-fogo imediato na Ucrânia promovido pela China
Biden rejeitou publicamente a proposta de paz da China, dizendo que a ideia de Pequim negociar o fim da crise "simplesmente não era racional" porque o presidente Putin a aplaudiu.

"Não vi nada no plano que indicasse que há algo que seria benéfico para qualquer pessoa além da Rússia, se o plano chinês fosse seguido", disse Biden.

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, chamou a proposta chinesa de "um sinal importante" indicando que "eles estão planejando participar deste tópico", mas disse que não significaria nada se a China não estivesse "do lado de uma paz justa, o que significa do nosso lado."
A China aumentou drasticamente sua influência como pacificador global na semana passada, depois de negociar com sucesso um grande acordo de normalização das relações entre rivais de longa data, Irã e Arábia Saudita. Washington elogiou relutantemente o acordo, que foi negociado em Pequim e assinado sem qualquer contribuição dos EUA, mas expressou incerteza sobre se ele se manteria.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала