- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kirby: EUA não apoiam plano de cessar-fogo imediato na Ucrânia promovido pela China

© AP Photo / Susan WalshO porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, fala durante o briefing diário na Casa Branca em Washington, 25 de janeiro de 2023
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, fala durante o briefing diário na Casa Branca em Washington, 25 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2023
Nos siga no
O membro da Casa Branca expressou oposição aos pontos do cessar-fogo recém-sugeridos pela China, garantindo que eles favorecem a Rússia.
Washington se opõe a um cessar-fogo imediato na Ucrânia e não apoia o plano da China para uma solução política do conflito, disse John Kirby, сoordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, conforme citado na sexta-feira (17) pelo jornal The Wall Street Journal (WSJ).
No final de fevereiro, a China apresentou um plano para resolver o conflito na Ucrânia. O documento contém 12 pontos, incluindo a retomada do diálogo, um cessar-fogo e o levantamento das sanções contra a Rússia.
Moscou saudou a proposta e a vontade de Pequim de resolver o conflito pacificamente, mas o plano foi recebido com cepticismo no Ocidente.
Bandeiras da Turquia no primeiro plano, e dos EUA no segundo plano, fora da embaixada dos EUA em Ancara, Turquia, 25 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Panorama internacional
Ancara: EUA são contra negociações e querem prolongar ao máximo o conflito na Ucrânia
Kirby argumentou, falando pouco antes da visita à Rússia de Xi Jinping, presidente da China, de segunda-feira (20) a quarta-feira (22), que tal passo significaria reconhecer a adesão de novos territórios que se tornaram parte da Rússia, ao mesmo tempo que daria a Moscou a oportunidade de fortalecer as posições e renovar suas forças.
Kirby declarou, citado pelo WSJ, que os EUA também esperam que o líder chinês faça contato direto com o presidente [Vladimir] Zelensky, por Washington continuar acreditando que é muito importante que o primeiro ouça também o lado ucraniano.
Kirby avisou o presidente russo Vladimir Putin e Xi Jinping para que, quando comecem planejando sua agenda, que uma proposta chinesa não seja unilateral e reflita a perspectiva russa.
"Certamente não apoiamos apelos para um cessar-fogo que seria promovido pelo [presidente da] República Popular da China na reunião em Moscou", segundo ele.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала