- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia da Turquia acusa Twitter de interferir nas eleições do país

© AP Photo / Gregory BullPágina do Twitter em dispositivo digital. San Diego, Califórnia, EUA, 25 de abril de 2022
Página do Twitter em dispositivo digital. San Diego, Califórnia, EUA, 25 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2023
Nos siga no
O jornal Sabah criticou o conteúdo que está sendo exibido aos usuários turcos do Twitter, dizendo que a oposição está sendo favorecida, apesar de indicações de que Elon Musk mudaria a situação.
O jornal turco Daily Sabah acusou na sexta-feira (17) a rede social Twitter de apoiar as forças da oposição nas próximas eleições legislativas do país, programadas para 14 de maio e de criar contas divulgando informações provocatórias sobre o governo em exercício.
Em novembro de 2022 Elon Musk, bilionário americano e CEO do Twitter, disse que, sob a liderança anterior, a rede interferiu nas eleições em todo o mundo, e, por isso, não tinha sido digna de confiança. Após a declaração de Musk, Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, acusou o Ocidente de duplos padrões na liberdade de imprensa, uma vez que permaneceu em silêncio diante da crescente censura do Twitter.
Agora o Daily Sabah diz que o Twitter começou a trabalhar para a oposição turca, de forma a ajudá-la a vencer as próximas eleições. Cerca de 25% das mensagens provocativas no Twitter vêm de "contas de formigas" que também compartilharam informações sobre o suposto colapso de uma barragem durante os recentes terremotos devastadores, aponta.
Logotipos do Twitter no prédio da sede da empresa em San Francisco, Califórnia, EUA, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.12.2022
Ciência e sociedade
Twitter teria colaborado com agências de inteligência dos EUA para contrariar 'desinformação'
A mídia acrescenta que a seção "Assuntos para você" dos usuários do Twitter na Turquia exibe mensagens de políticos e jornalistas da oposição, e também de membros fugitivos da organização do pregador islâmico Fethullah Gulen (FETO, na sigla em turco) e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo), ambos considerados terroristas pela Turquia, enquanto a página de Erdogan, que é a figura mais popular do país, nunca é mostrada entre os relatos "recomendados".
Ancara tem repetidamente restringido o acesso ao Twitter por diferentes razões. Em 2020 a plataforma foi bloqueada no território da Turquia depois que a empresa se recusou a abrir seu escritório no país, em conformidade com a lei de rede social do país. As autoridades restabeleceram o acesso somente depois que o Twitter abriu a sede em março de 2021. Em janeiro de 2023 Fahrettin Altun, chefe de comunicações do escritório presidencial turco, exortou Musk a divulgar informações sobre a interferência passada do Twitter nos assuntos políticos internos da Turquia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала