- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo Lula lança pacote de medidas no Dia da Mulher incluindo multa por salário desigual

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações, com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, 8 de março de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de celebração do Dia Internacional das Mulheres e anúncio de conjunto de ações, com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, 8 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Nos siga no
Em meio a diversas iniciativas, governo também anunciou uma redução da taxa de juros para oferta de crédito para empreendedoras das áreas rurais e urbanas, como favelas.
Nesta quarta-feira (8), em conjunto à comemoração pelo Dia da Mulher, o governo Lula anunciou uma série de medidas para que as mulheres brasileiras possam ter mais direitos no mercado de trabalho e na vida pessoal.
Durante evento em Brasília, o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, enviou mensagem ao Congresso Nacional para que o país possa aderir à Convenção sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho, da Organização do Trabalho (OIT), segundo a CNN.
"O respeito as mulheres é valor inegociável em todas as esferas do Executivo Federal. Temos 11 mulheres à frente de ministérios, mas todos os ministérios e cada integrante deste governo é corresponsável por políticas e ações voltadas às mulheres brasileiras", afirmou Lula, acrescentando que "o Brasil voltou para combater a discriminação, o assédio, o estupro, todas as formas de violência contra as mulheres".
O pacote de medidas incluiu um projeto de lei que visa garantir igualdade salarial para homens e mulheres que exercem a mesma função. A ideia é elevar o custo de multa aplicada àqueles empregadores que descumprirem a ordem de paridade.

"Vai ter muita gente que não querer pagar [salários iguais], mas para isso a Justiça tem que funcionar. Quando aceitamos que mulher ganhe menos que homem na mesma função, estamos perpetuando uma violência histórica", declarou Lula citado pelo G1.

Outra iniciativa apresentada foi a redução da taxa de juros para oferta de crédito para empreendedoras das áreas rurais e urbanas, como favelas.
Ao mesmo tempo, o governo anunciou a construção de 40 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira em municípios de menor população. A estratégia é levar a política pública às mulheres em situação de vulnerabilidade para cidades mais afastadas dos centros urbanos e não somente as capitais, relata a mídia.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, se comunica com participantes da cerimônia de premiação no Dia Internacional da Mulher com condecorações do Estado de mulheres de destaque da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023
Panorama internacional
Putin destaca o papel significativo das mulheres na defesa nacional e desenvolvimento da Rússia
Diversas políticas de enfrentamento contra a violência e assédio no trabalho, assédio no serviço público, assim como políticas para maior inclusão da mulher na área científica, de pesquisa, esportiva e cultural também foram anunciadas.
Lula também assinou um projeto de lei que busca instituir o Dia Nacional Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça, que seria no dia 14 de março.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала