- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Decisão de Biden sobre projeto petrolífero destaca sua política confusa, segundo Bloomberg

© AP Photo / Patrick SemanskyPresidente Joe Biden caminha no gramado sul da Casa Branca antes de embarcar no Marine One na sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, em Washington. Biden está a caminho de Pittsburgh.
Presidente Joe Biden caminha no gramado sul da Casa Branca antes de embarcar no Marine One na sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, em Washington. Biden está a caminho de Pittsburgh. - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2023
Nos siga no
O presidente Biden está entre o martelo e a bigorna diante da decisão sobre a exploração de um novo campo de petróleo no Alasca. Grupos ambientalistas o odiariam, mas ele passou grande parte do ano passado pedindo uma maior produção, aponta a agência Bloomberg.
Depois de quase 18 meses de deliberações, a administração Biden está chegando a uma decisão sobre se a exploração da jazida Willow no Alasca, que pode dar 180 mil barris de petróleo por dia, pode continuar.

"É uma daquelas decisões sem ganhos que cada líder doméstico é forçado a tomar, que se torna um teste de pureza das credenciais climáticas da administração", diz o artigo.

Segundo a edição, o projeto de US$ 8 bilhões (R$ 41,7 bilhões) vai ser responsável por 280 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono. Os ambientalistas já chamam o projeto da empresa multinacional ConocoPhillips de "bomba de carbono".
Plataforma de petróleo (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2023
Panorama internacional
Bloomberg: AIE alerta que consumo de petróleo vai atingir novo recorde com preços de 3 dígitos

"A aprovação desfaria grande parte da boa vontade que Biden ganhou ao aprovar a Lei de Redução da Inflação no ano passado, saudada como um passo importante em direção às metas estadunidenses de redução de carbono sob o pacto climático de Paris", diz a mídia.

Ao mesmo tempo, se observa que o bloqueio do projeto pode levar o presidente a ser acusado de hipocrisia. Biden passou o ano passado criticando as empresas petrolíferas por não produzirem petróleo bruto suficiente, pois os preços da gasolina subiram significativamente.
E, mais importante, isso vai enviar aos investidores um sinal de que os megaprojetos de petróleo não são mais bem-vindos nos EUA, deixando o maior produtor mundial ainda mais dependente do petróleo de xisto.
Por sua vez, empresas grandes como Exxon Mobil, Chevron, BP e Shell, incentivadas por um ano de lucros recordes, estão pressionando por mais produção de petróleo e gás.
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em 13 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Panorama internacional
Biden culpa empresa ferroviária por desastre ambiental em Ohio, mas garante recursos ao local
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала