- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden culpa empresa ferroviária por desastre ambiental em Ohio, mas garante recursos ao local

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em 13 de novembro de 2022 (foto de arquivo)
O presidente dos EUA, Joe Biden, durante reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, na sigla em inglês), em 13 de novembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o responsável pelo acidente ambiental ocorrido no vilarejo de East Palestine, em Ohio, em 3 de fevereiro, é a empresa ferroviária Norfolk Southern.
Há mais de duas semanas habitantes locais expressam sua preocupação com a contaminação com cloreto de vinila e outras substâncias na área após o descarrilamento de um trem de carga entre os estados de Ohio e Pensilvânia.

"Hoje, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos [EPA, na sigla em inglês] ordenou a empresa de trens Norfolk Southern a pagar pela limpeza e descarte de materiais perigosos. Isso é senso comum. Esta é a sua bagunça. Eles deveriam limpá-la", disse Biden, que está em viagem à Ucrânia.

Em sua conta oficial no Twitter, Biden ainda garantiu que enviará recursos necessários para superar o desastre.
Continuaremos a responsabilizar as empresas ferroviárias quando elas deixarem de colocar a segurança em primeiro lugar. Mas primeiro, temos que limpar a bagunça da Norfolk Southern. Quero que os residentes afetados saibam que os apoiamos. E como eu disse aos seus governadores, eles terão todos os recursos de que precisam.

O que aconteceu?

Na noite de 3 de fevereiro, um trem que viajava do estado da Pensilvânia para o de Illinois descarrilou e pegou fogo. Para evitar uma explosão e extrair os produtos químicos tóxicos, foram feitos furos nos tanques correspondentes.
Os produtos químicos caíram em poços especialmente cavados, onde foram incendiados. Durante algumas horas, o vilarejo de East Palestine foi cercado por uma enorme fumaça.
Os residentes em um raio de 1,5 km do local do incidente foram imediatamente evacuados, e em 6 de fevereiro as autoridades anunciaram uma evacuação obrigatória.
Em 8 de fevereiro, após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA declarar as amostras de ar e água seguras, os moradores foram autorizados a retornar a suas casas. No entanto, a população foi advertida que o cheiro poderia persistir por muito tempo, embora não houvesse perigo químico.
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização, em 5 de abril de 2022. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2023
Panorama internacional
Nebenzya: investigação de europeus visa encobrir rastros dos EUA na sabotagem dos gasodutos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала