- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Ford contamina Amazônia para lucrar com veículo elétrico nos EUA, relata Bloomberg

CC BY 2.0 / Omer Bozkurt / AmazoniaAmazonia (imagen referencial)
Amazonia (imagen referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2023
Nos siga no
O veículo elétrico Ford F-150 e o alumínio necessário para sua fabricação estão gerando altos níveis de contaminação na Amazônia, afetando a população local.
A agência Bloomberg localizou na região de Barcarena, na Floresta Amazônica, a empresa Hydro Alunorte, da Norks Hydro e com capital do governo da Noruega (país que, nos últimos anos, criticou a preservação das florestas tropicais brasileiras), encarregada pela extração de bauxita de alumina, matéria-prima usada para fabricar alumínio necessário para os veículos elétricos.
Segundo a agência, o Ford F-150 é a caminhonete elétrica mais vendida nos EUA, contudo, este tipo de veículo requer um preço alto que está sendo pago por uma das maiores reservas naturais do mundo, o grande pulmão da América Latina.
A operação das mineradoras e refinarias relacionadas com a Ford está gerando altos níveis de contaminação em uma região próxima ao rio Amazonas, onde a população local está relatando altos níveis de alumínio, chumbo e outros minerais.
Restos de floresta desmatada são queimados perto de plantações de soja, no município de Querência (Mato Grosso). As fronteiras da devastação na Amazônia estão se ampliando para além do arco do desmatamento (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Notícias do Brasil
Grupo europeu compra 'fazenda' do tamanho da cidade de SP na Amazônia; autoridades querem anulação
A Bloomberg ainda relata a contaminação por resíduos tóxicos despejados na região sem qualquer tratamento, fazendo com que a água, antes cristalina, agora se tornasse barrenta e ganhasse uma tonalidade alaranjada.
Além disso, foi apurado que o alumínio extraído na região vai direto ao Canadá, onde é iniciado o processo de beneficiamento que, resulta na montagem da Ford F-150 em Michigan, EUA.
Um estudo do Laboratório de Química Analítica e Ambiental da Universidade Federal do Pará detectou que uma das refinarias da Hydro contaminou a água potável de 26 comunidades próximas, com chumbo, alumínio, fósforo e outros metais, descobrindo até 57 vezes mais alumínio do que o nível permitido.
Pesquisadores do Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde do Brasil, realizaram um estudo, constatando que a população da zona industrial de Barcarena tem níveis de chumbo no sangue dez vezes mais altos.
Tanto a Ford como a Hydro asseguram que trabalham conforme os padrões de contaminação estipulados pelo governo brasileiro, contudo, ativistas e a população local afirmam que a informação dos estudos de impacto ambiental nunca foi revelada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала