- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Grupo europeu compra 'fazenda' do tamanho da cidade de SP na Amazônia; autoridades querem anulação

© Folhapress / Ayrton Vignola Restos de floresta desmatada são queimados perto de plantações de soja, no município de Querência (Mato Grosso). As fronteiras da devastação na Amazônia estão se ampliando para além do arco do desmatamento (foto de arquivo)
Restos de floresta desmatada são queimados perto de plantações de soja, no município de Querência (Mato Grosso). As fronteiras da devastação na Amazônia estão se ampliando para além do arco do desmatamento (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Nos siga no
Um grupo de empresários da Europa comprou uma fazenda maior que a cidade de São Paulo na Amazônia de forma irregular, segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Existe uma disputa judicial envolvendo o Incra e a Agrocortex, cujos donos são empresários espanhóis e portugueses. A entidade brasileira quer anular a compra de uma fazenda de 190 mil hectares, maior que a cidade de São Paulo, voltada para exportação de madeiras nobres.
Além de apontar questões de preocupação ambiental, a entidade brasileira entende que a aquisição dos empresários europeus fere a legislação do país sobre a compra de terras por estrangeiros.
Segundo o grupo estrangeiro, o sócio majoritário da empresa continua sendo o brasileiro Moacir Crocetta e, de acordo com a lei, "todas as informações estão sendo prestadas às autoridades".
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante audiência com a Ministra da Europa e dos Negócios Estrangeiros da República Francesa, Catherine Colonna. Palácio do Planalto, Brasília, 8 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Notícias do Brasil
Chanceler da França: 'Macron vem ao Brasil ainda este ano e queremos participar do Fundo Amazônia'
A Agrocortex usou subterfúgios para contornar a restrição, diz o Incra. Segundo o órgão, há indícios de que a empresa tenha firmado um contrato de parceria de fachada com a brasileira Batisflor.
Segundo apuração do UOL, há indícios de que o contrato denominado de parceria tenha sido celebrado apenas para contornar as leis restritivas, uma vez que se trata de contrato celebrado entre empresas com controle comum estrangeiro.
A Agrocortex extrai madeira nobre do local para exportação. Dentre as espécies exploradas estão mogno, cedro, jatobá, cumaru, garapa e cerejeira. A empresa diz que sua atividade madeireira respeita o meio ambiente.
Pelo plano de manejo, a empresa pode explorar 3% da propriedade por vez, deixando os outros 97% preservados.
© Folhapress / André CranQueimada na Floresta Amazônica vista a partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, em 9 de setembro de 2019
Queimada na Floresta Amazônica vista a partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, em 9 de setembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Queimada na Floresta Amazônica vista a partir da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, em 9 de setembro de 2019
A Agrocortex também tem vendido créditos de carbono. O modelo do crédito de carbono permite que quem planta árvores ou adota práticas sustentáveis de manejo do solo, por exemplo, receba dinheiro de empresas, a fim de compensar as emissões de carbono da compradora.
O Incra recebeu uma denúncia anônima sobre o caso. Após analisar a documentação apresentada e solicitar parecer da Advocacia Geral da União, o Incra concluiu que a venda deve ser considerada nula.
A lei que restringe a aquisição de terras por estrangeiros é da década de 1970. O objetivo é garantir a soberania nacional e evitar a insegurança alimentar.
Por trás da lei, há uma preocupação de que, se houver uma crise ambiental, uma crise de fornecimento mundial, o país possa ter uma política de voltar sua produção para o mercado interno.
O presidente francês Emmanuel Macron fala à mídia durante sua visita à Feira Internacional de Agricultura em Paris, 25 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Panorama internacional
Macron volta a relacionar acordo UE-Mercosul e questões ambientais: 'Não será possível'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала