- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

UE adiciona agência Rossiya Segodnya e outras empresas russas à lista negra em 10º pacote de sanções

© Sputnik / Aleksei MaishevMicrofone com logotipo da Rádio Sputnik no estúdio, foto publicada em 4 de junho de 2021
Microfone com logotipo da Rádio Sputnik no estúdio, foto publicada em 4 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Nos siga no
Ao anunciar o seu décimo pacote de sanções contra a Rússia, a União Europeia (UE) colocou a agência Rossiya Segodnya, da qual a Sputnik faz parte, e outras empresas russas dentro da lista negra de empresas sancionadas.
A União Europeia (UE) publicou neste sábado (24) o décimo pacote de sanções contra a Rússia. As novas restrições econômicas atingem mais de 120 indivíduos e organizações.
Entre as novas empresas listadas estão a Rossiya Segodnya, empresa de comunicação da qual a Sputnik faz parte, o Fundo Nacional de Riqueza da Rússia, e diversas empresas ligadas à Rosatom, estatal nuclear russa.
Com a última rodada de sanções, a UE leva o número total de entidades na lista negra para 205, sendo que o total de indivíduos sobe para 1.473.
O primeiro-ministro, Justin Trudeau, fala durante coletiva de imprensa durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Operação militar especial russa
Canadá impõe sanções a 38 pessoas e 16 entidades russas, incluindo agência a que pertence a Sputnik
Os bancos russos Alfa-Bank, Rosbank e Tinkoff Bank também foram incluídos no décimo pacote de sanções da UE contra a Rússia.
O documento diz que esses bancos estão envolvidos em setores da economia que supostamente "fornecem uma fonte significativa de receita para o governo da Federação da Rússia".
Os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para o novo pacote de sanções contra a Rússia, na sexta-feira (24), após três dias de negociações.
Segundo o órgão, este pacote contém "as sanções mais fortes e abrangentes" já impostas pelos Estados-membros da UE. As sanções incluem restrições de exportação mais rígidas em relação ao uso de tecnologia de dupla utilização, com fins civis e militares.
Bandeiras da União Europeia (UE) junto à sede do bloco, em Bruxelas, na Bélgica, em 8 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
UE fecha acordo para 10º pacote de sanções contra Rússia

Entenda o 10º pacote de sanções

No nível político e institucional, a UE sancionou 19 vice-ministros e vários funcionários do governo russo, incluindo chefes de agências federais e quatro legisladores.
No setor militar, as restrições foram impostas contra o Ministério da Defesa russo, sua agência de inteligência e o centro de pesquisa espacial estatal Khrunichev, fabricante dos foguetes para lançamento de satélites militares.
Sanções também foram impostas a vários fabricantes de defesa afiliados à agência nuclear russa Rosatom, e os comandantes militares russos Aleksei Avdeyev, Mikhail Teplinsky e Sergei Karakayev foram alvo de proibições de viagens e congelamento de ativos.
A Rosatomflot, operadora da frota russa de quebra-gelos nucleares, foi sancionada por ajudar a desbloquear a lucrativa rota do mar do Norte, no Ártico.
© Foto / RosatomQuebra-gelo Líder da empresa Rosatomflot
Quebra-gelo Líder da empresa Rosatomflot - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Quebra-gelo Líder da empresa Rosatomflot
Promotores nas quatro regiões de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporozhie e o Ministério de Situações de Emergência da República Popular de Donetsk também foram colocados na lista negra.
No segmento econômico, o novo pacote de sanções atinge os bancos Alfa-Bank, Rosbank e Tinkoff Bank, assim como o Fundo Nacional de Riqueza da Rússia e a principal fabricante de veículos comerciais do país.
As restrições também atingiram os veículos de imprensa da Rússia, como Rossiya Segodnya e seus principais diretores, e Vadim Subbotin, autoridade do órgão de vigilância da mídia russa, o Roskomnadzor.
Finalmente, empresas da República Centro-Africana foram atingidas pelo pacote por suas supostas conexões com a empresa militar privada Wagner.
© AFP 2023 / STR Lançamento de foguete Proton-M do Centro de Tecnologia Espacial Khrunichev transportando o satélite EchoStar XVI a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Lançamento de foguete Proton-M do Centro de Tecnologia Espacial Khrunichev transportando o satélite EchoStar XVI a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Lançamento de foguete Proton-M do Centro de Tecnologia Espacial Khrunichev transportando o satélite EchoStar XVI a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала