- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senador apresenta projeto que pode dificultar nomeação de Dilma no Banco dos BRICS

© Foto / Agência Senado / Waldemir BarretoO candidato à presidência do Senado, Rogério Marinho, com o senador e filho do ex-presidente, Jair Bolsonaro, no Congresso Nacional (foto de arquivo)
O candidato à presidência do Senado, Rogério Marinho, com o senador e filho do ex-presidente, Jair Bolsonaro, no Congresso Nacional (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Nos siga no
Parlamentar apresentou proposta para assegurar que o Senado aprove a indicação de brasileiros para cargos em instituições financeiras internacionais.
O senador Rogério Marinho (PL) apresentou um projeto de lei para exigir que indicações de brasileiros para cargos de presidente e de diretor em instituições financeiras internacionais passem por avaliação no Senado.
Caso aprovada, a proposta dificultaria a nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos BRICS.
"É preciso que o Senado analise o espectro amplo das aptidões para o cargo, sobretudo por ser também a Casa [Senado] responsável por autorizar operações externas de natureza financeira", afirmou Marinho neste sábado (25).
O Brasil já tem sinal verde dos outros países-membros do BRICS para nomeação de Dilma Rousseff.
A intenção é que Dilma esteja como chefe do banco quando o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, visitar a China em março. Assumindo a chefia do bloco, a ex-presidente vai morar em Xangai.
© Sputnik / Mikhail KlimentyevLíderes de Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China durante a 6ª Cúpula do BRICS, em 15 de julho de 2014
O presidente Vladimir Putin, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, a então presidente brasileira Dilma Rousseff, o então presidente chinês Xi Jinping e o então presidente sul-africano Jacob Zuma posam para uma foto de grupo no Centro de Congressos de Fortaleza na 6ª Cúpula do BRICS em 15 de julho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2023
Líderes de Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China durante a 6ª Cúpula do BRICS, em 15 de julho de 2014
O Banco do BRICS foi fundando justamente durante o segundo mandato de Dilma (2014-2016) e abarca com ele os cinco países-membros do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Em 15 de julho de 2014, durante a 6ª cúpula do BRICS realizada em Fortaleza (CE) os presidentes dos Estados-membros do bloco assinaram um acordo oficializando a criação do banco, cujo principal objetivo é o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países pobres e emergentes.
A ex-presidente Dilma Rousseff durante o 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal em São Paulo (SP) (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Notícias do Brasil
Haddad tenta renúncia de presidente do Banco do BRICS, e Dilma pode assumir cargo, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала