- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Haddad tenta renúncia de presidente do Banco do BRICS, e Dilma pode assumir cargo, diz mídia

© Folhapress / Renato S. Cerqueira/Futura PressA ex-presidente Dilma Rousseff durante o 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal em São Paulo (SP) (foto de arquivo)
A ex-presidente Dilma Rousseff durante o 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), na Casa de Portugal em São Paulo (SP) (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deseja trocar o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), mais conhecido como Banco do BRICS. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, ele pretende substituir Marcos Troyjo, indicado pelo governo Bolsonaro, pela ex-presidente Dilma Rousseff.
Troyjo foi comentarista da rádio Jovem Pan e chegou a se referir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como "presidiário" em algumas transmissões.
Quando Jair Bolsonaro assumiu o poder, Troyjo foi convidado por Paulo Guedes para assumir a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, do então Ministério da Economia.
Em maio de 2020, foi indicado por Guedes ao Banco do BRICS, com mandato até 2025.
Encontro de negócios do BRICS durante cúpula dos líderes em Brasília, em 12 de novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Panorama internacional
Ministro russo: sistema único de pagamento entre países do BRICS é possível em moeda supranacional
Ainda segundo a colunista, o próprio Troyjo já teria indicado a integrantes da Fazenda sua intenção de renunciar por considerar que sua permanência no banco seria uma "saia justa". Por outro lado, ela aponta que interlocutores de Lula dizem que ele estaria "resistindo" à ideia.
A jornalista escreve que, em eventual "impasse", o governo brasileiro poderia forçar sua saída "propondo sua destituição" aos demais países do BRICS.
Quanto a Dilma, a colunista diz que a intenção de sua indicação teria partido do próprio presidente Lula. A princípio a ex-presidente não teria se interessado pela proposta, já que a sede do banco fica em Xangai, na China.
Porém a jornalista afirma que, devido à "atual conjuntura brasileira e internacional", Dilma teria mudado de ideia e estaria disposta a assumir a posição.
© AFP 2023 / JOHANNES EISELEA cidade de Xangai, que abriga a sede do NBD, o Banco do BRICS
A cidade de Xangai, na China, que abriga a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
A cidade de Xangai, que abriga a sede do NBD, o Banco do BRICS. Foto de arquivo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала