- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tanques Leopard poloneses já estão na Ucrânia

© AFP 2023 / RONNY HARTMANNUm tanque de batalha Leopard 2 das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) dirige durante uma visita do chanceler alemão à tropa do Bundeswehr alemão durante um exercício de treinamento no campo militar em Ostenholz, norte da Alemanha, 17 de outubro de 2022
Um tanque de batalha Leopard 2 das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr) dirige durante uma visita do chanceler alemão à tropa do Bundeswehr alemão durante um exercício de treinamento no campo militar em Ostenholz, norte da Alemanha, 17 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Nos siga no
Os tanques de combate Leopard 2 que Varsóvia havia prometido fornecer a Kiev já se encontram em território ucraniano, afirmou o ministro da Defesa polonês, Mariusz Blaszczak, nesta sexta-feira (24).

"Hoje, os tanques [Leopard] poloneses já chegaram à Ucrânia", disse o alto funcionário durante uma reunião do Conselho de Segurança Nacional. Segundo ele, a Polônia tornou-se o primeiro país a fazer a entrega.

"A nossa cooperação com a Alemanha desempenha aqui um papel fundamental", sublinhou Blaszczak.
"Depois de falar com meu homólogo alemão, [...] aceitei que a parte polonesa se ocupasse de construir uma coalizão de países que têm tanques Leopard 2A4, e a parte alemã de países que têm tanques Leopard 2A6", explicou o ministro.
Tanques americanos Abrams em uma estação ferroviária na Lituânia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Operação militar especial russa
Envio de tanques Abrams dos EUA para a Ucrânia não faz sentido, diz conselheiro americano
Em suas declarações, Blaszczak também agradeceu a seus homólogos da "Noruega, Canadá, Finlândia e outros países" por tornarem possível a criação de "um batalhão" destes tanques de combate.
O ministro informou ainda que os soldados ucranianos "estão sendo treinados por instrutores poloneses, canadenses e noruegueses" em um centro de treinamento na cidade polonesa de Swietoszow.
Por sua vez, o porta-voz do governo polonês, Piotr Muller, confirmou a entrega e comunicou que o primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, se encontra atualmente em Kiev.
A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido, chega a Downing Street, Londres, Reino Unido, para participar de encontro de gabinete, 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2023
Panorama internacional
Reino Unido não fornecerá a Kiev caças Eurofighter Typhoon em um futuro próximo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала