- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Caso de vaca louca trava abate de bois, e Brasil faz reunião com a China, seu maior comprador

© AP Photo / Dirceu Portugal/Fotoarena/Sipa USABois em pastagem em propriedade rural em Campo Mourão (PR), no Brasil (foto de arquivo)
Bois em pastagem em propriedade rural em Campo Mourão (PR), no Brasil (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2023
Nos siga no
Um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) — doença conhecida como mal da vaca louca — no Pará, que foi confirmado por autoridades sanitárias brasileiras, travou o mercado do boi gordo e deixou frigoríficos no Brasil em compasso de espera, com abates suspensos em diversas regiões do país.
O Ministério da Agricultura confirmou na noite de ontem (22) que as exportações de carne bovina do Brasil para a China estariam suspensas temporariamente a partir desta quinta-feira (23).
A suspensão em caso de confirmações de EEB faz parte de um protocolo sanitário oficial ratificado por Brasil e China.
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, tudo indica que este é um caso isolado e que não há risco de contaminação para o rebanho ou para humanos.
O animal foi abatido e incinerado, e amostras foram enviadas para o laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em francês), no Canadá, que vai confirmar a origem da doença.
Em Guaíra, no estado brasileiro de São Paulo, uma colheitadeira de soja é operada na fazenda Lagoa Santa, em 16 de fevereiro de 2018 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Panorama internacional
'Efeito excludente nos emergentes': há benefícios do acordo verde europeu no agronegócio brasileiro?
Fávaro recebeu nesta quinta-feira (23) o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, após o governo anunciar a suspensão da exportação de carne bovina para o país asiático.

"Estamos trabalhando com total transparência e agilidade nas informações sobre o caso de EEB no Brasil e trataremos todos os nossos parceiros comerciais com máximo respeito", disse o perfil do ministro nas redes sociais.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina para a China, que detém 42% de participação nesse mercado, à frente de Argentina (18,5%), Uruguai (13,5%) e EUA (6,1%).
Em 2022, de acordo com dados da Embaixada do Brasil na China, as importações de carne bovina cresceram 63% em valor quando comparadas a 2021.
Abates no país todo estão sendo suspensos desde a suspeita da doença. As boiadas que estavam agendadas saíram da programação. Os contratos do boi gordo no mercado futuro, cotados na bolsa de valores B3, tiveram uma queda agressiva, precificando o problema.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posa com alimentos orgânicos durante visita a assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco, em 16 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.01.2023
Notícias do Brasil
Se Lula convencer agro a resgatar áreas degradadas, retorno econômico será ainda maior, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала