- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN cria grupo de coordenação para proteção de infraestrutura subaquática crítica

© SputnikLogo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Logo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Nos siga no
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) está criando um grupo de coordenação para a proteção da infraestrutura subaquática crítica, disse o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, nesta quarta-feira (15).
"Hoje os ministros também abordaram a segurança da infraestrutura submarina, a sabotagem dos oleodutos Nord Stream [Corrente do Norte] nos lembrou das vulnerabilidades que enfrentamos, os ministros incumbiram as autoridades militares da OTAN de fornecer conselhos sobre o que mais devemos fazer, incluindo uma melhor coordenação e cooperação com o setor privado", disse Stoltenberg após a reunião dos ministros da Defesa da OTAN em Bruxelas.
Os ministros da Defesa da Aliança Atlântica concordaram com a necessidade de trabalhar com a indústria de defesa para aumentar a produção de munição, disse Stoltenberg.
"Os aliados concordam com a necessidade de trabalhar de mãos dadas com a indústria de defesa para aumentar nossa capacidade industrial, estamos prontos e revisando as metas de capacidade da OTAN para os estoques de munição", disse Stoltenberg a repórteres após a reunião dos ministros da Defesa da OTAN em Bruxelas.
Os Estados-membros da OTAN concordaram em intensificar o apoio ao potencial de defesa de parceiros em risco, incluindo a Geórgia e a Moldávia, disse Stoltenberg.
"Os ministros também discutiram nosso compromisso com outros parceiros em risco, incluindo Bósnia e Herzegovina, Geórgia e Moldávia, e concordamos em intensificar o apoio personalizado para melhorar suas capacidades de defesa", disse o líder da aliança.
Ainda de acordo com ele, a Turquia deve ratificar os protocolos de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN simultaneamente.
Bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na sede da aliança, em Bruxelas, na Bélgica, em 16 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2023
Panorama internacional
Bloomberg: OTAN pode assinar novo manual sobre participação em conflitos de alta intensidade
"Pedi para Turquia ratificar [protocolos de adesão] de Finlândia e Suécia juntos no outono passado [europeu], essa é minha posição e essa posição não mudou. [...] Eu os instei a ratificar ambos ao mesmo tempo", afirmou.
Stoltenberg acrescentou que vai viajar na quinta-feira (16) para a Turquia para discutir a participação da Suécia e da Finlândia na aliança.
Os ministros da Defesa da OTAN concordaram com uma estrutura de planejamento militar que deve conduzir as mudanças de capacidade da aliança nos próximos anos.
"Os aliados concordaram com novas orientações para o planejamento de defesa da OTAN. Isso reflete a realidade de que vivemos em um mundo mais perigoso", disse Stoltenberg, acrescentando que "o planejamento de defesa da OTAN conduzirá mudanças de capacidade nos próximos anos e garantirá que nossa dissuasão e defesa permaneçam fortes e confiáveis".
A reunião de dois dias começou na sede da OTAN na Bélgica na terça-feira (14) e tem sido acompanhada pelas duas nações aspirantes a membros, Suécia e Finlândia, bem como a Ucrânia.
Os ministros abordaram maneiras de aumentar sua capacidade industrial e reabastecer estoques de armamentos e munições após o envio de armas para a Ucrânia. Eles também concordaram em criar uma célula de coordenação para proteger a infraestrutura submarina crítica e aumentar os gastos com a defesa nacional.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала