DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomo: podemos criar defesa aérea 'espacial' contra meteoritos já neste século

© Foto / Pixabay / Yuri_BMeteoritos (ilustração artística)
Meteoritos (ilustração artística) - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2023
Nos siga no
A humanidade vai criar um sistema de defesa contra os perigos espaciais que poderia abater um perigoso bólido já no século XXI, disse o astrônomo Oleg Ugolnikov, investigador sênior do Instituto Russo de Pesquisas Espaciais, à Sputnik.
Há dez anos, em 15 de fevereiro de 2013, um meteorito caiu na Rússia na região de Chelyabinsk. A onda de explosão estilhaçou janelas em mais de sete mil edifícios e feriu mais de 1,6 mil pessoas com estilhaços de vidro. Os danos econômicos ultrapassaram ₽ 1,2 bilhões (R$ 84,36 milhões).

"É claro que mover um bólido de, por exemplo, dez metros é difícil e para fazer isso tem que o detectar com muito tempo de antecedência. Existem tais ideias, mas quanto tempo até a implementação, não sei [...]. No século XXI, é claro, [um sistema de defesa contra os perigos espaciais] haverá. Nos próximos 80 anos, eu acho que vão inventar", respondeu Ugolnikov à pergunta respectiva.

"Durante dez anos, o limiar para o tamanho de um asteroide que podemos ver de longe diminuiu. O meteorito de Chelyabinsk permanece ligeiramente menor do que esse limiar, mesmo agora. Se houver um meteorito maior – será detectado com antecedência", disse o especialista.
Segundo ele, com os avanços da tecnologia, o tamanho mínimo dos bólidos que podem ser detectados antes de entrarem na atmosfera está diminuindo gradualmente.
Bolha no espaço (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Ciência e sociedade
Astrônomos detectam a 450 anos-luz uma nova estrutura de 'bolha molecular' no espaço (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала