Astrônomos detectam a 450 anos-luz uma nova estrutura de 'bolha molecular' no espaço (FOTO)

© Foto / Pixabay / WikiImagesBolha no espaço (imagem referencial)
Bolha no espaço (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Uma estrutura recém-descoberta, localizada no centro de uma nuvem densa de gás e poeira a mais de 450 anos-luz de distância, é um indicador de um par de estrelas bebês no auge de sua formação.
Uma equipe de astrônomos identificou uma bolha anteriormente não detectada no centro de um berçário estelar chamado Barnard 18 no complexo de nuvens moleculares de Touro.
Trata-se apenas da segunda vez que os astrônomos identificam esta espécie de bolha com a ejeção de material associado a uma estrela em crescimento. A estrutura recém-descoberta pode ajudar os cientistas a aprender mais sobre como as estrelas afetam seu ambiente circundante à medida que crescem.

Barnard 18 é uma nebulosa escura, que não emite nem reflete luz. Aparece como uma mancha escura em observações ópticas, quase como um vazio no espaço. Por isso, para espreitar dentro da nuvem, uma equipe de astrônomos liderada por Yan Duan e Di Li dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia de Ciências da China (NAOC, na sigla em inglês) recorreu ao uso de ondas de rádio.

Usando dois radiotelescópios diferentes, eles analisaram o sinal de monóxido de carbono, que pode ser usado para rastrear estruturas dentro de uma nuvem de gás. E, ao espreitar dentro da nuvem molecular Barnard 18, eles encontraram evidências de uma estrutura de bolha, escreve Science Alert.
Pesquisadores detectam uma nova estrutura molecular de ejeção.
De acordo com as estimativas da equipe, a atividade das duas estrelas há cerca de 70.000 anos foi o que começou a dar forma à bolha gigante em Barnard 18.
No processo de formação estelar, a protoestrela interage com o ambiente e causa os fenômenos dinâmicos observados, incluindo bolhas moleculares ou ejeção de gás. Na maioria dos casos, os pesquisadores observavam apenas um desses fenômenos. A nova descoberta comprova a natureza comum desses dois fenômenos, dizem os autores do estudo.