- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia: planos de reforço militar da Coreia do Norte são resposta à pressão dos EUA e Coreia do Sul

© AP Photo / Wong Maye-EMísseis balísticos da Coreia do Norte
Mísseis balísticos da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2023
Nos siga no
Os planos da Coreia do Norte para fortalecer o poder militar do país, incluindo o lançamento de seu primeiro satélite militar, são uma resposta à pressão sem precedentes dos EUA e da Coreia do Sul, declarou à Sputnik Andrei Rudenko, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
"As ações planejadas para o reforço das capacidades militares da Coreia do Norte são uma reação forçada ao aumento sem precedentes de pressão [por meio] de força e sanções por Washington e Seul contra Pyongyang", observou o diplomata, comentando os preparativos do país para lançar um satélite militar.
Segundo Rudenko, o cinismo da situação é que essas tentativas de forçar a Coreia do Norte a desarmar unilateralmente são contrárias aos acordos intercoreanos e norte-americanos de 2018, que conectavam diretamente a desnuclearização da península à construção de uma confiança mútua e fornecimento a Pyongyang de garantias firmes de segurança.
Conforme relatado em 1º de janeiro pela agência estatal de notícias KCNA, o líder norte-coreano Kim Jong-un ordenou a concluir no futuro próximo a criação do primeiro satélite de reconhecimento e de foguete portador e realizar o seu lançamento.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita), durante encontro do Quad. Tóquio, 24 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Panorama internacional
Embaixador russo: 'OTAN asiática' está sendo desenvolvida sob pretexto de dissuadir Coreia do Norte
Além disso, em um recente desfile militar realizado no início de fevereiro na Coreia do Norte, a mídia sul-coreana Yonhap informou que no evento foram mostrados supostamente novos mísseis balísticos intercontinentais de combustível sólido (ICBM).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала