- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixador russo: 'OTAN asiática' está sendo desenvolvida sob pretexto de dissuadir Coreia do Norte

© AP Photo / Zhang XiaoyuO presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita), durante encontro do Quad. Tóquio, 24 de maio de 2022
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), é recebido pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida (à direita), durante encontro do Quad. Tóquio, 24 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2023
Nos siga no
O embaixador russo na Coreia do Sul, Andrey Kulik, falou com a Sputnik sobre a criação de uma nova aliança militar similar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mas voltada para a Ásia.
Na avaliação Andrey Kulik, o fortalecimento da cooperação em defesa entre os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão pode ser considerado como a base para o estabelecimento da "OTAN asiática".
A nova aliança militar surgiria sob o pretexto de dissuadir a Coreia do Norte, mas teria como alvo a China e a Rússia, disse o embaixador russo em Seul.
"Na verdade, sob o disfarce da dissuasão ampliada da 'ameaça norte-coreana', há um fortalecimento do 'triângulo' EUA-Coreia do Sul-Japão, que no futuro pode ser visto como um dos pilares da futura OTAN asiática", disse ele.
Ele apontou que a sede do bloco em Bruxelas "não esconde seus planos de expandir a área de responsabilidade da aliança para a região do Indo-Pacífico, a fim de deter a China e a Rússia".
Kulik observou que os três Estados fortaleceram visivelmente a cooperação em defesa e segurança, retomando vários exercícios militares na península da Coreia, citando a crescente ameaça e "provocações" da Coreia do Norte como o motivo.

Nos últimos anos, Pyongyang tem desenvolvido ativamente seus mísseis e capacidades nucleares.
A Coreia do Norte conduziu dezenas de lançamentos de teste de mísseis apenas em 2022, alegando que as atividades militares são uma resposta às provocações dos EUA, Coreia do Sul e Japão na região.
Tela televisiva mostra Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, durante noticiário na Estação Ferroviária de Seul, Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2023
Panorama internacional
Kim Jong-un ordena reforço de arsenal nuclear e acusa EUA de criarem 'versão asiática da OTAN'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала