- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA buscam criar 'clube de compradores de minerais críticos' para se afastar da dependência da China

© AFP 2023 / StringerCarregamento de metais de terras raras no porto de Lianyungang, província de Jiangsu, no leste da China, para exportação ao Japão
Carregamento de metais de terras raras no porto de Lianyungang, província de Jiangsu, no leste da China, para exportação ao Japão - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2023
Nos siga no
O governo dos EUA busca assinar acordos comerciais com o Japão e o Reino Unido em relação aos minerais críticos. Além disso, a administração Biden está em negociações com a União Europeia (UE), informa Bloomberg com referência a fontes familiarizadas.
O principal objetivo de Washington consiste em criar um "clube de compradores de minerais críticos" com aliados dos EUA, como a União Europeia e o Grupo dos Sete (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).
A medida busca garantir que estes países não dependam da China para minerais críticos, afirmaram autoridades dos EUA sob condição de anonimato.
Washington e seus parceiros estão particularmente preocupados com as grandes reservas que o gigante asiático possui dos chamados "elementos e minerais de terras raras", como lítio e cobalto, aos quais Washington poderia facilmente deixar de ter acesso se agravasse as suas relações com Pequim.
A possível perda de acesso a estes minerais teria consequências negativas para os EUA, uma vez que esses elementos obtiveram uma grande importância estratégica devido ao seu papel no desenvolvimento de veículos elétricos e equipamentos eletrônicos no ramo da defesa, bem como para outras utilizações relevantes.
Mineral de terras raras (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2023
Panorama internacional
Minerais de terras raras são descobertos na Noruega e podem virar salvação para EUA e Europa
A mídia destaca que os EUA tentam assegurar as cadeias de suprimentos de minerais críticos, em parte através de uma Associação de Segurança de Minerais, da qual fazem parte a UE, Reino Unido, Japão e outros países, como a Austrália e a Coreia do Sul.
Segundo o Departamento de Estado, no início desta semana o grupo realizou uma reunião com representantes de vários países africanos para tratar das questões da extração, processamento e reciclagem desse material crucial para fins tecnológicos e militares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала