- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE da China afirma 'não evitar nem temer' concorrência com os EUA e defende cooperação mútua

© Sputnik / Pavel Lvov / Acessar o banco de imagensEdifício do Ministério das Relações Exteriores da China em Pequim
Edifício do Ministério das Relações Exteriores da China em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Nos siga no
A China não tem medo de competir com os Estados Unidos, mas está convencida de que relações saudáveis e estáveis entre os países são do interesse de Pequim e Washington, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, nesta quarta-feira (8).
"A China não evita ou teme a competição, mas nos opomos a usar a noção de competição como uma definição de toda a relação sino-americana", disse Mao em um briefing.
Uma relação saudável e estável entre os EUA e a China "é do interesse fundamental dos povos dos dois países" e também é a expectativa comum da comunidade internacional, acrescentou Mao.
Pequim vai construir relações com Washington de acordo com os princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica, observou Mao, acrescentando que, ao mesmo tempo, a China protegeria firmemente sua própria soberania, segurança e interesses de desenvolvimento.
"O sucesso da China e dos Estados Unidos é uma oportunidade, não um desafio um para o outro. Há espaço suficiente no planeta Terra para acomodar plenamente o desenvolvimento dos dois países e a prosperidade conjunta da China e dos Estados Unidos", disse Mao.
No início do dia, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que estava comprometido em trabalhar com a China, onde ela promove os interesses dos EUA, mas agiria se Pequim ameaçasse a soberania dos EUA. O presidente também observou que vencer a competição com a China deve unir todos os norte-americanos.
O presidente dos EUA, Joe Biden, fala durante encontro virtual com governadores democratas sobre o direito ao aborto legal, na Casa Branca, 1º de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.02.2023
Panorama internacional
Biden: 'Se a China ameaçar nossa soberania, agiremos para proteger nosso país'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала