- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: papel do dólar como moeda de reserva será abalado nos próximos 10 anos

© FolhapressVista de cédulas de dólar; moeda teve maior aumento em dois meses
Vista de cédulas de dólar; moeda teve maior aumento em dois meses - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2023
Nos siga no
Segundo especialista, o papel do dólar como moeda de reserva será abalado nos próximos dez anos, mas manterá.
A rejeição por alguns países da realização de transações na moeda americana e o fortalecimento da China como concorrente econômico dos Estados Unidos nos próximos dez anos vão abalar a posição do dólar como principal moeda de reserva, mas é provável que ele mantenha esse status, comentou à Sputnik Sergei Suverov, estrategista de investimentos da empresa Arikapital, sobre as previsões do economista Nouriel Roubini.
O dólar americano pode perder o seu status de principal moeda de reserva nos próximos dez anos, disse Roubini, que já havia previsto a crise de 2008.
"Muito provavelmente o papel do dólar como a principal moeda de reserva diminuirá nos próximos dez anos, à medida que vários países estão rejeitando as transações na moeda americana e a China se fortalece como concorrente econômico dos EUA. Ao mesmo tempo, o dólar deverá manter esse status [de principal moeda de reserva]", acredita especialista.
"A importância do yuan como moeda de reserva mundial será influenciada pela regulamentação governamental, que o impede de se tornar uma moeda completa e livremente conversível, e o euro provavelmente será afetado pelo declínio da importância da Europa na economia global, provavelmente as economias asiáticas se desenvolverão de maneira mais intensiva. Não são visíveis outros candidatos óbvios para o papel da principal moeda de reserva do mundo, pois o valor do iene, libra esterlina e franco suíço é restringido", afirma Suverov.
O papel das moedas digitais como reserva ainda não é obvio, pois sua adaptação a isso pode levar muitos anos, acredita o especialista. "Nas reservas e transações internacionais, a parte do dólar será gradualmente ocupada por moedas regionais além do yuan", enfatizou estrategista russo.
Cédula de dirhams (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Panorama internacional
Índia abandona dólar na compra de petróleo da Rússia, relata Reuters
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала