- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia abandona dólar na compra de petróleo da Rússia, relata Reuters

CC BY 2.0 / Flickr / Eric Chan / Cédula de dirhams (imagem referencial)
Cédula de dirhams (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Nos siga no
Em meio às sanções ocidentais, a Índia estaria simultaneamente assegurando a não violação do teto de preços do petróleo da Rússia e reduzindo sua exposição ao dólar dos EUA.
As refinarias indianas começaram a usar o dirham, a moeda dos Emirados Árabes Unidos, para pagar a maior parte do petróleo russo que compram através de comerciantes sediados em Dubai, segundo fontes citadas na agência britânica Reuters, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Nova Deli não reconhece as sanções ocidentais impostas contra Moscou e não violaria essas restrições ao comprar petróleo bruto russo, mas os bancos e as instituições financeiras indianas estão sendo cautelosos na liquidação de pagamentos para não violar inadvertidamente as sanções, indica a mídia.
Apesar de as tentativas anteriores de executar os pagamentos em dirhams terem falhado, agora o Banco Estatal da Índia, o maior do país, está encarregado das operações. Ele exigiu que as empresas que procuravam fazer pagamentos em dólares fornecessem uma discriminação de todas as suas transações para evitar a violação do mecanismo de teto de preços.
Extração de de petróleo - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Panorama internacional
Teto do preço ao petróleo russo dá uma alta nas receitas de Índia e China
O teto de preços de US$ 60 (R$ 309) por barril de petróleo russo, estabelecido pela União Europeia, o G7 e a Austrália, proíbe que as companhias de seguros e marítimas ocidentais, que sustentam grande parte do comércio global, facilitem os embarques de petróleo bruto russo para países terceiros se eles venderem em um preço acima do teto.
A medida é vista como duvidosa pelos comerciantes, que temem deixar de poder conduzir o comércio em dólares, e de poder começar a pagar pelo petróleo mais que o teto de preços, e está causando assim os comerciantes a buscar métodos alternativos de pagamento. Ela também poderia ajudar a própria Rússia a desdolarizar sua economia, sublinha a Reuters.
Anteriormente, Nova Deli disse que não estava preocupada com as ações antirrussas do Ocidente, e que continuaria comprando petróleo a todos. Em dezembro de 2022 o governo indiano também revelou que suas empresas não enfrentavam problemas no pagamento pelo petróleo, já que as restrições ocidentais não afetam os mecanismos dos acordos comerciais assinados com Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала