- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Moraes ironiza investida para golpe relatada por senador e chama plano de 'tentativa Tabajara'

© Folhapress / Pedro LadeiraO presidente do TSE ministro Alexandre de Moraes durante reunião para tratar dos atos antidemocráticos que estão ocorrendo, 29 de janeiro de 2023
O presidente do TSE ministro Alexandre de Moraes durante reunião para tratar dos atos antidemocráticos que estão ocorrendo, 29 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
Ministro afirmou que a investida de Daniel Silveira, com participação de Bolsonaro, para tentar gravá-lo "mostra exatamente o quão ridículo chegamos a uma tentativa de um golpe no Brasil".
Nesta sexta-feira (3), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, afirmou que o senador Marcos do Val (Podemos-ES) não quis formalizar uma denúncia contra o ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ontem (2), o do Val declarou ter participado de uma reunião com Silveira e Bolsonaro, em Brasília no dia 9 de dezembro, na qual o ex-parlamentar propôs que o senador gravasse uma conversa com Moraes para tentar dar um golpe de Estado.

"Eu indaguei ao senador se ele reafirmaria isso e colocaria no papel, que eu tomaria imediatamente o depoimento dele. O senador me disse que isso era uma questão de inteligência e que infelizmente não poderia confirmar. Então eu levantei, me despedi do senador, [e] agradeci a presença – até porque, o que não é oficial, para mim, não existe", acrescentou Moraes citado pela CNN Brasil.

O ministro também ridicularizou a ideia proposta por Silveira relatada pelo senador, uma vez que a ação, que caracterizou como "tentativa Tabajara", mostra a que ponto se chegou no país para tentar dar um golpe.
"A ideia genial que tiveram foi colocar uma escuta no senador para que o senador – que não tem nenhuma intimidade comigo, conversei três vezes na vida com ele – pudesse me gravar e, a partir dessa gravação, solicitar a minha retirada da presidência do TSE. […] Uma tentativa de operação Tabajara, que mostra exatamente o quão ridículo chegamos a uma tentativa de um golpe no Brasil", declarou.
Moraes também comunicou que as investigações continuam: "As investigações por parte da Polícia Federal seguirão para que possamos analisar a responsabilidade de todos aqueles que se envolveram na tentativa de golpe".
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) participa de entrevista coletiva. Brasília (DF), 2 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Notícias do Brasil
Marcos do Val diz à PF que Bolsonaro não se opôs a plano contra Alexandre de Moraes
Bolsonaro, por sua vez, confirmou ontem (2) que a reunião entre ele, Silveira (que foi preso também ontem) e Marcos do Val, mas disse que ficou em silêncio durante o encontro e que plano de golpe era "coisa de maluco", segundo a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала