- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Marcos do Val diz à PF que Bolsonaro não se opôs a plano contra Alexandre de Moraes

© Foto / Marcos Oliveira/Agência SenadoO senador Marcos do Val (Podemos-ES) participa de entrevista coletiva. Brasília (DF), 2 de fevereiro de 2023
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) participa de entrevista coletiva. Brasília (DF), 2 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2023
Nos siga no
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse em depoimento à Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (2) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não manifestou contrariedade quando o ex-deputado federal Daniel Silveira apresentou-lhe o plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme informou o jornal O Estado de S. Paulo, na reunião em que foi apresentado o plano de gravar Moraes estavam presentes apenas o senador, o então deputado e o então presidente. A reunião ocorreu em 9 de dezembro, e o convite teria partido de Bolsonaro por intermédio de Silveira. A sede do encontro foi um imóvel ligado ao ex-presidente.
Do Val relatou à PF que Silveira disse que o senador foi convocado porque cumpriria uma "missão importantíssima", que "entraria para a história": a de gravar uma conversa com Moraes e conduzir o diálogo para algo que pudesse alimentar a tese dos bolsonaristas de que o magistrado não teria cumprido devidamente com as funções como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2022.
"Teria um carro com os equipamentos para fazer a captação do áudio e gravação", disse.
O então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Flórida, EUA, 9 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Panorama internacional
Senadores dos EUA cobram que Biden extradite Bolsonaro
Com isso, a intenção seria a de anular o pleito que sagrou eleito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O senador disse que Bolsonaro se manteve em silêncio e em nenhum momento "negou o plano ou mostrou contrariedade". "A sensação era que o ex-presidente não sabia do assunto e que Daniel Silveira buscava obter o consentimento", ponderou. Inicialmente, em entrevista à revista Veja, Do Val havia dito que partiu de Bolsonaro uma coação para gravar Moraes. Mais tarde, mudou a versão e responsabilizou Silveira.
O parlamentar disse que o único momento em que o ex-presidente se manifestou foi no momento de encerrar a reunião, após Do Val dizer que precisaria de uns dias para dar uma resposta. O senador conta ainda que relatou o caso ao ministro Alexandre de Moraes.
Palavras do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Augusto Heleno Ribeiro Pereira. - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Notícias do Brasil
General Heleno nega que GSI emprestaria escuta para espionar plano de golpe citado por senador

Lula diz que 'tem certeza' de envolvimento de Bolsonaro em atos violentos

Lula disse em entrevista nesta quinta-feira (2) que está certo de que Bolsonaro se envolveu diretamente nos atos violentos de 8 de janeiro.
"Este cidadão preparou o golpe. Hoje eu tenho consciência e vou dizer aqui em alto e bom som: este cidadão preparou o golpe. [...] Eu tenho certeza que Bolsonaro participou ativamente disso e ainda está tentando participar", afirmou o presidente.
O presidente afirma que seu antecessor "cometeu crimes, ofendeu a Suprema Corte, ofendeu tudo que tinha que ofender e tem que responder por esses crimes".
Bolsonaro é um dos alvos da investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que busca apurar os "autores intelectuais" das invasões de apoiadores do ex-presidente em Brasília.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала