- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Paris tem nova desculpa para vetar acordo entre UE e Mercosul 'em seu estado atual'

© Julien de Rosa / PoolO presidente francês, Emmanuel Macron, participa de encontro no Palácio do Eliseu, em Paris, em 3 de junho de 2022
O presidente francês, Emmanuel Macron, participa de encontro no Palácio do Eliseu, em Paris, em 3 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2023
Nos siga no
Atendendo apelos do agronegócio francês, o representante de Paris disse que a parceria precisa ser mais "justa" em termos de reciprocidade das normas ambientais.
A França não está decidida sobre a ratificação do acordo de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, afirmou o ministro da Agricultura francês, Marc Fesneau, nesta quinta-feira (2).
"Precisamos de acordos comerciais justos", declarou Marc Fesneau durante um congresso da de produtores de carne bovina na França, segundo apuração da RFI.
"Até agora, dissemos que o acordo não era aceitável", afirmou, acrescentando que a França não pretendia assinar o tratado "em seu estado atual".
Os agricultores franceses, mas também os criadores de gado do país, temem que o mercado europeu seja invadido por produtos agrícolas sul-americanos que não correspondam aos critérios em vigor na Europa.
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, participa de coletiva de imprensa no Ministério das Relações Exteriores argentino em Buenos Aires, Argentina, 28 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2023
Panorama internacional
Scholz quer assinatura rápida do acordo de livre comércio UE-Mercosul
Ao contrário da União Europeia, o Brasil não baniu da alimentação de seus animais os antibióticos ativadores de crescimento.
Fesneau faz referência ao acordo de livre-comércio concluído em 2019, entre a UE e quatro membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), após mais de 20 anos de negociações.
Segundo as autoridades francesas, os países do Mercosul exportaram para a União Europeia quase 200 mil toneladas de carne bovina por ano, entre 2011 e 2019. O projeto de acordo prevê a abertura de uma faixa extra de 99 mil toneladas vindas do Mercosul.
No passado, o texto não foi ratificado em razão das reticências da Europa sobre a política ambiental do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva fala durante coletiva de imprensa na residência presidencial em Montevidéu em 25 de janeiro de 2023, durante sua visita ao Uruguai - Sputnik Brasil, 1920, 25.01.2023
Notícias do Brasil
Lula propõe negociar tratado comercial Mercosul-China após ratificar acordo com União Europeia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала