- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Congresso do Peru nega antecipação das eleições e discute referendo constitucional

© AP Photo / Martin MejiaManifestante carrega cartaz pedindo "Assembleia constituinte urgente" no Peru durante marcha contra o governo de Dina Boluarte. Lima, 18 de janeiro de 2023
Manifestante carrega cartaz pedindo Assembleia constituinte urgente no Peru durante marcha contra o governo de Dina Boluarte. Lima, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2023
Nos siga no
O Congresso do Peru voltou a rejeitar, nesta quarta-feira (1º), uma proposta legislativa que dispunha sobre a antecipação das eleições gerais para o final de 2023.
"Com 54 votos favoráveis, o plenário do Congresso não aprovou o texto substitutivo dos projetos de lei 1897, 1918, e outros, referentes à reforma constitucional para a antecipação das eleições gerais complementares em dezembro de 2023", informou o parlamento peruano no Twitter.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Comissão de Constituição, Hernando Guerra-García e previa uma antecipação das eleições gerais para dezembro de 2023.
Parte dos congressistas que votou contra o texto pedia que o Congresso aprovasse a convocação de um plebiscito para uma eventual Assembleia Constituinte para revisar a Carta Magna de 1993, estabelecida durante a ditadura de Alberto Fujimori.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, participa de cerimônia do Dia do Exército, em 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Panorama internacional
'Basta de matança': partidos do Peru pedem que Lula condene repressão do governo de Dina Boluarte
O congressista Bernardo Quito, do Peru Livre, vai apresentar um texto substitutivo ao que foi reprovado no plenário com a previsão de convocação de um referendo sobre a possível realização de uma constituinte. As discussões continuam na quinta-feira (2).
A antecipação das eleições gerais para este ano e a reforma constitucional são duas das pautas mais latentes na jornada de protestos que sacode o país desde dezembro, quando o ex-presidente Pedro Castillo foi deposto pelo Congresso.
Mais de 50 pessoas perderam a vida em confrontos entre manifestantes e forças de segurança, segundo a Defensoria Pública do Peru. Os atos cobram ainda a renúncia da presidente Dina Boluarte.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала