- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista chinês explica por que EUA temem exercícios navais de China e Rússia no Índico

© Sputnik / Vitaly Ankov / Acessar o banco de imagensDestróier Admiral Panteleev durante celebração do Dia da Marinha da Rússia em 26 de julho de 2020, em Vladivostok, Rússia
Destróier Admiral Panteleev durante celebração do Dia da Marinha da Rússia em 26 de julho de 2020, em Vladivostok, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2023
Nos siga no
Exercícios navais conjuntos de África do Sul, Rússia e China, que devem ser realizados no final de fevereiro, causam preocupações nos EUA, uma vez que eles temem perder o controle no oceano Índico, disse à Sputnik Su Hao, chefe do Centro de Pesquisa em Estratégia e Paz da Academia Diplomática da China.
Entretanto, para Moscou e Pequim este tipo de cooperação é uma parte normal da parceria estratégica. De acordo com o especialista, China e Rússia são potências mundiais com influência global, por isso sua cooperação pode ser refletida em uma variedade de aspectos e localizações geográficas.

"Para a China, o oceano Índico e a África são áreas importantes para a cooperação no âmbito da [iniciativa] Um Cinturão, Uma Rota. Penso que, sendo parceiros estratégicos, podemos realizar este tipo de cooperação ao longo do Cinturão e Rota, refletindo os interesses comuns da Rússia e da China. Pois, a Rússia apoia ativamente a iniciativa chinesa Um Cinturão, Uma Rota", disse Su Hao.

No entanto, o especialista observou que os Estados Unidos não querem ver o sucesso da iniciativa, por isso Washington considera uma ameaça qualquer cooperação estreita da China nos territórios ao longo da referida iniciativa chinesa e especialmente ao longo da Rota da Seda Marítima.
"Os EUA atribuem grande importância a toda a área do oceano Índico", disse Su Hao, lembrando que a base mais importante da Marinha dos EUA, Diego Garcia, está localizada lá.
"Isso ajuda [os EUA] a controlar o movimento ao longo das rotas marítimas do oceano Índico. Por isso eles receiam que exercícios conjuntos da China e da Rússia ao largo da costa da África do Sul ponham em perigo seu controle no oceano Índico", conclui o especialista.
Marinheiro estadunidense no mar de Beaufort, no Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2023
EUA se preparam para possíveis conflitos no Ártico contra China e Rússia, diz mídia
Anteriormente informou-se que África do Sul, Rússia e China planejam realizar um exercício naval conjunto na costa leste sul-africana de 17 a 27 de fevereiro de 2023.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала