- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Parlamentar boliviano nega subversão no Peru e denuncia terrorismo de Estado

© AP Photo / Martin MejiaProtestos no Peru
Protestos no Peru - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2023
Nos siga no
O deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados da Bolívia, Freddy Mamani, negou as acusações de subversão contra organizações sociais como os Ponchos Rojos (Ponchos Vermelhos) e denunciou o terrorismo do Estado peruano, que busca culpados em figuras como o ex-presidente Evo Morales (2006- 2019).
"Em relação a acusar nossos irmãos Ponchos Rojos de subversivos, esses senhores realmente não sabem o que têm em mente. No Peru, a única coisa que se vê é o terrorismo de Estado, também o terrorismo da mídia em busca de bodes expiatórios e culpados para encobrir o massacre com nossos irmãos", disse Mamani em entrevista coletiva em La Paz.
As cidades do sul do Peru, na fronteira com a Bolívia, vivem um clima de protestos desde 7 de dezembro, após o afastamento do então presidente Pedro Castillo (2021-2022) pelo Congresso peruano, sob a alegação de que ele ordenou o fechamento do Parlamento.
A presidente Dina Boluarte assumiu o cargo para substituir Castillo e a Superintendência Nacional de Migração do Peru (Migrações) proibiu a entrada de Morales ao país, considerando que isso promove instabilidade interna.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, participa de cerimônia do Dia do Exército, em 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2023
Panorama internacional
'Basta de matança': partidos do Peru pedem que Lula condene repressão do governo de Dina Boluarte
No dia 16 de janeiro, o presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otárola, disse à imprensa de seu país que munições foram trazidas da Bolívia para o país vizinho e que políticos e ex-autoridades estão tentando promover uma insurreição.

"Procuraram nosso irmão Evo sem provar suas acusações, agora aos Ponchos Rojos, que teriam liderado municípios até os conflitos", lamentou o legislador boliviano.

Os Ponchos Rojos são um grupo indígena Aymara do Altiplano Boliviano, que se caracteriza por usar ponchos vermelhos para eventos públicos e celebrações.
Bolívia e Peru são dois países sul-americanos que compartilham uma fronteira e têm uma longa história em comum desde os tempos do Império Inca em que faziam parte de um único e vasto território.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала