- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

MP no TCU pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Ibaneis e Anderson Torres por depredação em Brasília

© Folhapress / Pedro LadeiraO então ministro da Justiça, Anderson Torres, conversa com o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante evento. Brasília (DF), 14 de dezembro de 2021
O então ministro da Justiça, Anderson Torres, conversa com o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante evento. Brasília (DF), 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 10.01.2023
Nos siga no
Medida foi tomada devido aos atos de vandalismo por parte de bolsonaristas, que destruíram os prédios públicos do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, segundo argumentação da procuradoria do Ministério Público (MP) do Tribunal de Contas da União (TCU).
Lucas Furtado, subprocurador-geral do Ministério Público no TCU, solicitou nesta terça-feira (10) a "indisponibilidade de bens" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e do ex-secretário de Segurança distrital e ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres.
O processo vai ser relatado pelo ministro do TCU Vital do Rêgo.
Jair Bolsonaro chega para pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), em 19 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Notícias do Brasil
Renan Calheiros pede ao STF extradição dos EUA e prisão preventiva de Jair Bolsonaro
De acordo com informações da revista Veja, o pedido deve ser analisado somente quando as autoridades levantarem a soma total do prejuízo provocado pelos atos de vandalismo em Brasília contra os edifícios federais, além da apuração das responsabilidades objetivas de cada um dos citados no dia dos ataques.

"Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens dos srs. Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República, do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, bem como do sr. Anderson Torres, secretário de segurança do Distrito Federal exonerado", diz o pedido de Furtado.

Bolsonaro viajou para Orlando, na Flórida, em 30 de dezembro, quando ainda era presidente da República — fazendo uso, portanto, de seu passaporte diplomático.
Torres, por sua vez, também se encontra na Flórida, em caráter de "férias", segundo alegado por ele. Ele foi demitido pelo governador do DF durante a depredação de Brasília.
Não se sabe se Bolsonaro e Torres se reuniram na Flórida.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe apoiadores em condomínio na região de Orlando, nos Estados Unidos, em 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Notícias do Brasil
Qual a situação do visto de Bolsonaro e Michelle nos EUA? Porta-voz do país comenta as condições
Já Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por um período de três meses, conforme decidiu o ministro do STF Alexandre de Moraes após o controle dos ataques perpetrados pelos bolsonaristas, no último domingo (8).
Hoje (10) o Senado aprovou a intervenção federal no DF. Tratava-se do último rito oficial do trâmite entre Executivo e Legislativo. A medida foi promulgada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала