- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Renan Calheiros pede ao STF extradição dos EUA e prisão preventiva de Jair Bolsonaro

© FolhapressJair Bolsonaro chega para pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), em 19 de outubro de 2022
Jair Bolsonaro chega para pronunciamento no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), em 19 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Nos siga no
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) anunciou em suas redes sociais que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito dos atos antidemocráticos como investigado.
Devido a isso, o parlamentar vai peticionar pela extradição do ex-chefe do Executivo dos Estados Unidos para o Brasil.
Caso Bolsonaro se recuse a voltar para o Brasil, o senador pedirá ao STF a prisão preventiva dele na condição de "fugitivo" da Justiça brasileira.

"Vou solicitar, hoje [9] mesmo, a inclusão formal do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, como investigado, no inquérito dos atos antidemocráticos, como aconteceu com o governador [do Distrito Federal] Ibaneis [Rocha] e com o ex-ministro Anderson Torres [ex-secretário de Segurança do DF, exonerado ontem, 8]. Vou pedir que seja reconhecida a condição de Bolsonaro de fugitivo da Justiça brasileira; pedir para que ele venha dar esclarecimentos à Justiça nacional; e, se ele se recusar a vir prestar depoimento, nós vamos pedir, nesta petição que estaremos entregando logo mais, a sua prisão preventiva para garantir a aplicação da lei", afirmou Calheiros à mídia.

Homem quebra janela do Palácio do Planalto durante manifestação em Brasília (DF), em 8 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2023
Notícias do Brasil
'A rigor, todas aquelas pessoas deveriam ser presas', diz jurista após invasões em Brasília
Bolsonaro viajou para os EUA em 30 de dezembro, um dia antes de seu mandato como presidente da República se encerrar e usando seu passaporte diplomático.
Da Flórida, o ex-presidente se esquivou da responsabilidade sobre os atos de vandalismo ocorridos em Brasília ontem (8), além de rebater as acusações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o movimento que prega um golpe de Estado no Brasil.
Até o começo da tarde desta segunda-feira (9), por volta de 1.500 pessoas foram presas, segundo informações do Ministério da Justiça. Flávio Dino, que chefia a pasta, vai fazer um pronunciamento nacional às 15h00 de hoje.
O acampamento bolsonarista em Brasília foi desmobilizado por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebe apoiadores em condomínio na região de Orlando, nos Estados Unidos, em 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2023
Panorama internacional
'Está se escondendo': deputados dos EUA defendem extradição de Bolsonaro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала