- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kosovo escolheu caminho de escalada do conflito, afirma MRE da Rússia

© Sputnik / Aleksandr DzhorovichPoliciais e manifestantes em ação de apoio a sérvios kosovares na fronteira entre a Sérvia e a autoproclamada república de Kosovo, foto publicada em 18 de dezembro de 2022
Policiais e manifestantes em ação de apoio a sérvios kosovares na fronteira entre a Sérvia e a autoproclamada república de Kosovo, foto publicada em 18 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Nos siga no
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia criticou a postura da república autoproclamada, que vê como aproveitando o apoio ocidental para aumentar os riscos.
As autoridades em Pristina estão caminhando para uma escalada, os países ocidentais devem pressionar o Kosovo a mudar sua política, disse Aleksandr Grushko, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, à Sputnik.
Albin Kurti, premiê da autoproclamada república, declarou em uma entrevista publicada no domingo (1º) que o Kosovo queria aumentar o número de soldados da OTAN para fortalecer a paz e a segurança em toda a região dos Bálcãs Ocidentais e que Pristina estava atualmente aumentando suas despesas de defesa e o número de seus soldados e reservistas.
"Acompanhamos com grande preocupação a evolução da situação no Kosovo e seu entorno. Vemos que as autoridades do Kosovo escolheram o caminho da escalada, enquanto é óbvio para nós que elas são apoiadas, aberta e discretamente, por seus patrocinadores, principalmente por parte da União Europeia e de Washington", comentou Grushko.
De acordo com o vice-chanceler russo, "todos aqueles que influenciam a linha de conduta do Kosovo deveriam o pressionar a encontrar uma solução política".
Efetivos da Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) da OTAN em patrulha na aldeia de Rudare, perto de Zvecan, 29 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2023
Panorama internacional
Líder do Kosovo quer mais tropas da OTAN em meio às tensões com a Sérvia
"Antes de mais nada, forçar Pristina a desistir de seus planos belicosos, que ameaçam desestabilizar os Bálcãs, e a cumprir todos os seus compromissos anteriores, decorrentes, entre outros, do Acordo de Bruxelas, que prevê o estabelecimento de uma comunidade de municípios sérvios como elemento central na solução do problema do Kosovo", sugeriu o vice-ministro das Relações Exteriores russo.
Em agosto as autoridades da república autoproclamada em Pristina ordenaram a obrigatoriedade de usar placas de veículos com números kosovares, em vez de sérvias, o que provocou protestos dos moradores sérvios do Kosovo. Na quinta-feira (29) Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, pediu a eles para terminarem os protestos.
Os territórios do Kosovo e da Sérvia central são separados por uma linha administrativa. As autoridades do Kosovo declararam sua independência da Sérvia em fevereiro de 2008 e lançaram uma campanha para o reconhecimento internacional do território, mas a independência não é reconhecida pelo governo sérvio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала