- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder do Kosovo quer mais tropas da OTAN em meio às tensões com a Sérvia

© AFP 2023 / Armend NimaniEfetivos da Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) da OTAN em patrulha na aldeia de Rudare, perto de Zvecan, 29 de dezembro de 2022
Efetivos da Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) da OTAN em patrulha na aldeia de Rudare, perto de Zvecan, 29 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2023
Nos siga no
Durante entrevista à mídia alemã, o premiê kosovar propôs reforçar o contingente local das forças da OTAN para melhorar a segurança e a paz na região.
Albin Kurti, primeiro-ministro do Kosovo, chamou a OTAN a reforçar o contingente de forças da paz no território em meio à crise política com a Sérvia.
Em declarações feitas durante uma entrevista publicada no domingo (1º) no jornal alemão Die Welt, Kurti afirmou que um "reforço maciço" das tropas e do equipamento militar da Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), a missão de manutenção da paz da Aliança Atlântica, melhoraria a segurança e a paz no Kosovo e em toda a região.
Veículos militares e blindados sérvios perto da estrada entre a vila de Raska e o posto de controle de Yarine na linha administrativa entre o centro da Sérvia e o norte do Kosovo - Sputnik Brasil, 1920, 18.12.2022
Panorama internacional
Mobilização sérvia na fronteira com o Kosovo aumenta reforço de segurança com contingente da OTAN
Ele citou a suposta mobilização de forças e artilharia sérvias na fronteira entre o Kosovo e a Sérvia, e também a retórica de Belgrado e Moscou, como razões para a ação.
No entanto, na quinta-feira (29) Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, pediu aos sérvios étnicos no Kosovo para terminarem os protestos, que surgiram após as autoridades da república autoproclamada em Pristina terem ordenado em agosto a obrigatoriedade de usar placas de veículos com números kosovares, em vez de sérvias.
O território do Kosovo e o da Sérvia central são separados por uma linha administrativa. As autoridades do Kosovo declararam sua independência da Sérvia em fevereiro de 2008 e lançaram uma campanha de reconhecimento internacional do território, mas a independência não é reconhecida pelo governo sérvio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала