- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden contradiz Seul e nega que EUA farão exercícios nucleares com Coreia do Sul

© AP Photo / Escritório presidencial da Coreia do SulYoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, discursa durante mensagem de Ano Novo ao país no escritório presidencial em Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023
Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, discursa durante mensagem de Ano Novo ao país no escritório presidencial em Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Nos siga no
O líder sul-coreano, Yoon Suk-yeol, disse recentemente que Seul e Washington estavam analisando possíveis exercícios conjuntos usando ativos nucleares dos EUA.
Os Estados Unidos não estão discutindo exercícios nucleares conjuntos com a Coreia do Sul, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, nesta segunda-feira (2), contradizendo comentários do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Acompanhado de seu assessor de segurança nacional, Jake Sullivan, Biden falou com a imprensa ao voltar de férias nesta segunda-feira (2). Questionado sobre o possível exercício militar conjunto, ele negou as informações, segundo fontes consultadas pela Bloomberg.
O líder sul-coreano havia dito que os países "estão discutindo possíveis exercícios conjuntos usando ativos nucleares dos EUA" para responder às "ameaças da Coreia do Norte", que fez diversos testes com mísseis balísticos nos últimos dias.
Tanques norte-coreanos em Pyongyang - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2022
Panorama internacional
Coreia do Norte lança 1º míssil balístico de 2023
Os comentários de Yoon seguiram um apelo para uma "preparação para a guerra" contra Pyongyang com uma capacidade "esmagadora".
"As armas nucleares pertencem aos Estados Unidos, mas o planejamento, o compartilhamento de informações, os exercícios e o treinamento devem ser conduzidos conjuntamente pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos", disse Yoon.
O líder sul-coreano ainda frisou que o planejamento e os exercícios conjuntos visariam uma implementação mais eficaz da "dissuasão estendida" dos EUA e que Washington tinha indicações positivas sobre a ideia.
As declarações de Yoon foram publicadas um dia depois que a mídia estatal norte-coreana noticiou que seu líder Kim pediu o desenvolvimento de novos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) e um "aumento exponencial" do arsenal nuclear do país.
Os laços intercoreanos têm sido difíceis, mas ficaram ainda mais desgastados desde que Yoon assumiu o cargo em maio, prometendo uma postura mais dura no Norte.
Um homem assiste a uma tela de televisão exibindo um noticiário com imagens de arquivo do líder norte-coreano Kim Jong-un, em uma estação ferroviária em Seul, 31 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte pode ter produzido entre 20 e 60 ogivas nucleares, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала