- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: apesar das sanções e das previsões negativas, Venezuela recuperou em 2022

© AP Photo / Matias DelacroixMulher segura bandeira venezuelana durante a festa de São João Batista, no bairro de San Agustín, em Caracas, em 24 de junho de 2022
Mulher segura bandeira venezuelana durante a festa de São João Batista, no bairro de San Agustín, em Caracas, em 24 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2022
Nos siga no
O país sul-americano está crescendo e reconstruindo suas "forças produtivas" devido às políticas tomadas pelo presidente Nicolás Maduro, de acordo com um economista da Universidade Central da Venezuela.
Após vários anos em crise, a Venezuela consolidou sua posição como um dos países com maior crescimento econômico da América Latina em 2022, uma conquista que se materializou apesar das centenas de sanções contra ela, constatou um especialista em entrevista à Sputnik.
"Apesar de [a nação] estar bloqueada econômica, financeira e comercialmente, e em meio a uma pandemia, conseguimos mesmo reconstruir as forças produtivas, dando lugar a um novo modelo pós-renascimento", disse Elio Córdova, economista e acadêmico na Universidade Central da Venezuela.
Segundo ele, o país caribenho termina o ano com um "saldo positivo", apesar do fato de que "a grande maioria dos especialistas e analistas econômicos estavam prevendo um cenário negativo para a nação".
Imagem de satélite da América do Sul divulgada pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.12.2022
Panorama internacional
Quais os impactos da retomada econômica da Venezuela no Brasil e na América do Sul?
Córdova acredita que este ressurgimento da economia venezuelana se deve às políticas que o governo de Nicolás Maduro vem desenvolvendo.
As estimativas das organizações internacionais sobre o crescimento da economia venezuelana em 2022 variam de 5% a 20%.
De acordo com o último relatório da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), este cenário acompanhará a Venezuela até 2023. A organização estima que o país sul-americano terá um aumento de 5% no seu PIB.
Na opinião do acadêmico, a principal dificuldade em 2023 será manter o crescimento, pelo que será necessário prestar atenção aos setores afetados pela pandemia da COVID-19, e superar os obstáculos criados pelas sanções ocidentais à Venezuela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала