- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Com Bolsonaro nos EUA, Mourão faz pronunciamento e critica líderes que fomentaram 'pretenso golpe'

© Agência Brasil / Marcelo CamargoO vice-presidente da República, Hamilton Mourão, dá entrevista coletiva após a 7ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (foto de arquivo)
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, dá entrevista coletiva após a 7ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2022
Nos siga no
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, fez um pronunciamento à nação na noite deste sábado (31), último dia de mandato dele e do presidente Jair Bolsonaro.
Na mensagem, o vice-presidente criticou o que chamou de "lideranças que deveriam tranquilizar a nação", mas que acabaram contribuindo para um "clima de caos".
"Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e desagregação social", disse ele.
Em seguida, acrescentou que, "de forma irresponsável, deixaram com que as Forças Armadas, de todos os brasileiros, pagassem a conta, para alguns, por inação, e, para outros, por fomentar um pretenso golpe".
Em seu discurso, Mourão defendeu que "a alternância do poder em uma democracia é saudável e deve ser preservada."
O vice-presidente Hamilton Mourão durante as comemorações do Dia do Aviador em Brasília (DF), em 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2022
Notícias do Brasil
Mourão diz que deveria ter sido 'mais calado' durante gestão e que 'não adianta chorar' por eleição
"Destaco que a partir do dia 1º de janeiro de 2023 mudaremos de governo, mas não de regime. Manteremos nosso caráter democrático, com poderes equilibrados e harmônicos", disse ele.
O presidente em exercício pediu que a população retome "normalidade da vida, aos nossos afazeres e ao concerto de nossos lares, com fé e com a certeza de que nossos representantes eleitos farão dura oposição ao projeto progressista do governo de turno, sem, contudo, promover oposição ao Brasil", concluiu.
Jair Bolsonaro entrará para a história amanhã (1º) como o primeiro chefe da nação a se recusar a passar a faixa presidencial ao próximo chefe do Executivo em quase quatro décadas. Mourão também já afirmou publicamente que não cumprirá o rito de passagem.
Bolsonaro embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Orlando, na Flórida, nos EUA. Sua família está hospedada na casa do ex-lutador de MMA José Aldo. num condomínio de luxo na cidade americana.
Vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourao, Marechal Deodoro (AL), 15 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022
Notícias do Brasil
Em Portugal, Mourão diz que atos no Brasil são 'catarse coletiva' e que não 'entregará' faixa a Lula
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала