- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mourão diz que deveria ter sido 'mais calado' durante gestão e que 'não adianta chorar' por eleição

© Folhapress / Fátima MeiraO vice-presidente Hamilton Mourão durante as comemorações do Dia do Aviador em Brasília (DF), em 21 de outubro de 2022
O vice-presidente Hamilton Mourão durante as comemorações do Dia do Aviador em Brasília (DF), em 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2022
Nos siga no
Vivendo os últimos dois meses antes de deixar o Palácio do Jaburu e a vice-presidência da República, o general Hamilton Mourão, fez algumas reflexões e considerações sobre os quatro anos que passou em Brasília.
Na visão do general "não houve fraude na eleição", entretanto, ele acredita que "um dos jogadores" – fazendo referência ao presidente eleito Lula – não deveria estar concorrendo "ao jogo", mas ainda assim é preciso aceitar o resultado e "não adianta chorar".
"Aceitamos participar do jogo [eleições]. Não considero que houve fraude na eleição. Mas um jogador não deveria estar jogando. Essa é minha visão [...] nós concordamos em participar de um jogo em que o outro jogador [Lula] não deveria estar jogando. Mas se a gente concordou, não há mais do que reclamar. A partir daí, não adianta mais chorar, nós perdemos o jogo", disse Mourão em entrevista ao jornal O Globo.
Indagado se o silêncio do presidente, Jair Bolsonaro (PL), após a derrota teria ajudado a engajar os bloqueios nas estradas brasileiras efetuados por apoiadores, o general disse que "cada um reage aos acontecimentos da sua maneira e ele [Bolsonaro] está reagindo à maneira dele", mas que tais manifestações teriam que ter sido feitas "antes".
"Deveria ter sido realizado quando o jogador que não deveria jogar foi [autorizado a jogar]. Ali deveriam ter ido para a rua, buzinar. Mas não fizeram. Existem 58 milhões de pessoas inconformadas, mas aceitaram participar do jogo. Então tem que baixar a bola", afirmou.
Augusto Aras, procurador-geral da República, participa de reunião com membros do Ministério Público Federal (MPF) sobre violações de direitos indígenas, na sede do MPF no Pará, em Belém, em 6 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2022
Notícias do Brasil
Procuradores pedem que Aras investigue suposta 'conivência' de Bolsonaro com bloqueios em rodovias
Olhando para trás em uma espécie de balanço geral desses quatro anos, Mourão declarou que "teria falado menos" e que só estando no cargo para entender que o vice-presidente, dentro do sistema político brasileiro, "é um apêndice".
"O que aprendi é que você tem que entender qual o papel do vice-presidente. A Constituição diz que o Executivo é exercido pelo presidente e seus ministros. O vice-presidente é um apêndice. Tu só vai se dar conta disso quando vira efetivamente vice-presidente. [...] Acho que todos [os vices] se frustraram. Nos Estados Unidos, na Argentina, no Uruguai, o vice-presidente é também presidente do Senado. Acho que é uma mudança que seria boa aqui [...]."
Sobre a relação com Bolsonaro, a qual foi publicamente exposta como conturbada em alguns momentos, Mourão afirmou que o presidente "é um sujeito mais incisivo, mais verborrágico, e eu não sou. Minha forma de fazer as coisas é outra".
"Ele sempre foi deputado. Na Câmara, se você não se destaca pela peleia, é engolido. E o papel do Bolsonaro era meter o dedo nos outros. E ele continua fazendo esse papel. E eu nunca fui disso, eu passei dessa fase na minha vida. Eu nunca briguei com ele publicamente. Ele reclamava de mim, pô. É aquela história, eu tenho noção, né? No atacado nós temos o mesmo pensamento, mas a forma de fazer as coisas é outra", pontuou.
Na segunda-feira (31), o general começou o processo de transição de governo com o vice-presidente Geraldo Alckmin, conforme noticiado. No pleito deste ano, Mourão foi eleito senador pelo Rio Grande do Sul com com quase 2,6 milhões votos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала