Citando suposta ameaça russa, Polônia compra 2 satélites de espionagem à Airbus

CC BY 2.0 / Flickr.com / Centro de Voo Espacial Goddard / Satélite dos EUA sobrevoando a Terra (foto de arquivo)
Satélite dos EUA sobrevoando a Terra (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2022
Nos siga no
Durante encontro com um ministro francês, Varsóvia oficializou um contrato que lhe permitirá adquirir dois satélites de observação e a respetiva estação de recebimento até 2027.
A Polônia assinou um contrato para adquirir dois satélites de observação da empresa francesa Airbus, escreveu na quinta-feira (28) o portal Defense News.
O contrato, que foi assinado na quarta-feira (27) em Varsóvia, capital do país do Leste Europeu, contou com a presença de Marius Blaszczak, ministro da Defesa polonês, e Sébastien Lecornu, ministro das Forças Armadas francês, e tem um valor de € 575 milhões (R$ 3,23 bilhões), disse um porta-voz do ministério polonês, citado pelo portal.
No dia 25 de novembro, a SAAB e a Polônia firmaram um acordo para projeção, produção e suporte de dois navios SIGINT ao país - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2022
Polônia e SAAB firmam acordo para fornecimento de 2 navios de inteligência naval
O porta-voz acrescentou que já no próximo ano a Polônia terá acesso aos recursos da constelação de satélites Pléiades Neo, enquanto os satélites poloneses, junto com a estação de recebimento dos sinais, serão lançados para a órbita até 2027.
"Devido a eles, será possível [para a Polônia] obter dados de reconhecimento no campo de reconhecimento de imagem com uma precisão de até 30 centímetros, e as operações dentro da constelação permitirão obter imagens de uma área significativamente maior da Terra do que é possível para um único país", relatou.
A Polônia está tentando reforçar suas capacidades de reconhecimento militar em meio à suposta ameaça provocada pela operação especial da Rússia na Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала