'Elevando o perfil estratégico da Colômbia na América do Sul', Petro negocia compra de caças Rafale

© AFP 2023 / Ludovic MarinCaças Rafale da Força Aérea francesa voam sobre o porta-aviões Charles de Gaulle (fora da foto), entre o canal Suez e o mar Vermelho, 19 de dezembro de 2022
Caças Rafale da Força Aérea francesa voam sobre o porta-aviões Charles de Gaulle (fora da foto), entre o canal Suez e o mar Vermelho, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2022
Nos siga no
O presidente colombiano avançou a obtenção de aviões da francesa Dassault, apesar de ainda ponderar adquirir caças de duas outras montadoras.
A Colômbia começou a negociação da aquisição à montadora francesa Dassault de 16 caças Rafale, cuja venda foi oficializada na quarta-feira (21), anunciou Gustavo Petro, presidente colombiano, citado na sexta-feira (23) pelo portal Defense News.
A ação foi motivada pela idade dos caças a jato israelenses Kfir, que têm mais de 40 anos e se aproximam do fim do período de serviço. Além disso, sua manutenção se tornou "muito cara e também arriscada", devido a já não haver aparelhos suficientes pelo mundo afora para obter partes de reposição.
A compra dos Rafale será financiada por um crédito de 20 anos de Paris, cujo pagamento começará após cinco anos.
Um caça Rafale da Força Aérea Francesa se apresenta durante um show aéreo na base aérea de Tanagra, ao norte de Atenas, Grécia, 18 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2022
França aposta em acordos bilionários em parceria estratégica com Índia e Emirados Árabes, diz mídia
No entanto, Petro sublinhou que a opção dos Rafale não foi confirmada e que mais duas opções estão em consideração. Elas são as aeronaves F-16 dos EUA e Gripen da Suécia. Há preocupação sobre as condições de aquisição restritivas das primeiras, enquanto os Gripen são considerados leves e têm condições financeiras pouco generosas, apesar do baixo preço, segundo o Defense News.
"Contra o que se esperava dele e de seus antecedentes de aproximação à esquerda, ele lançou dois grandes programas militares – construir fragatas e adquirir novos caças a jato. Ele está elevando o perfil estratégico da Colômbia na América do Sul", disse à mídia Meneses, um analista baseado em Santiago, Chile.
O presidente colombiano garantiu que a compra dos aviões não afetará os investimentos na área social.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала