- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cazaquistão apoia o aumento da cooperação entre Japão e Ásia Central, diz MRE

© AP Photo / Lisa LeutnerChanceler do Cazaquistão, Muchtar Tileuberdi, durante coletiva com o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, após reunião em Viena, 19 de janeiro de 2022
Chanceler do Cazaquistão, Muchtar Tileuberdi, durante coletiva com o chanceler da Áustria, Alexander Schallenberg, após reunião em Viena, 19 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2022
Nos siga no
O Cazaquistão apoia o aumento do investimento e da cooperação comercial entre o Japão e os países da Ásia Central para mitigar as consequências negativas das sanções sobre a economia dos países da região, disse o Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão neste sábado (24).
O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, participou da 9ª Reunião Ministerial do Diálogo Ásia Central-Japão, onde se reuniu com seus colegas do Japão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Os ministros mantiveram negociações sobre transporte, comunicações, segurança regional, mudança climática e digitalização, entre outros temas, de acordo com a mídia local.
"Em seu discurso, Tileuberdi observou a importância de aumentar a cooperação na área de investimento e comércio com a redução do impacto negativo das sanções na economia da Ásia Central", diz o comunicado.
De acordo com o ministério, a delegação cazaque apresentou uma série de propostas sobre o desenvolvimento de um plano de ação conjunto para melhorar os mecanismos de cooperação e coordenação, bem como projetos de investimento.
Tileuberdi também manteve conversações bilaterais com seu homólogo japonês, Yoshimasa Hayashi, para discutir as perspectivas de relações bilaterais e regionais, bem como questões de importância global.
O Cazaquistão vai assumir a presidência do formato Ásia Central-Japão em 2023 e vai sediar a próxima reunião ministerial, informou o ministério.
Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de conferência sobre relações internacionais, em Moscou, na Rússia, em 14 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2022
Panorama internacional
Não há 'jogo' geopolítico no projeto de gás de Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão, diz Lavrov
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала